A comarca de Laje de Muriaé, no Noroeste do Rio de Janeiro, conta com uma nova sede da Defensoria Pública. O espaço foi inaugurado na tarde desta quinta-feira (29), pelo defensor público-geral do Estado, André Castro.

Até então, o atendimento à população era feito em uma sala com apenas 11 metros quadrados, dentro do Fórum da Justiça lajense. Localizado em frente aos prédios do TJ e do Ministério Público, a nova sede da DPRJ é oito vezes maior que o espaço anterior. Além disso é climatizado e adaptado para atender pessoas com deficiência com conforto.

Ao inaugurar as novas instalações da Defensoria em Laje do Muriaé, André Castro destacou que o local conta com espaço voltado para a realização de mediações e conciliações, com vistas a promover, mais rapidamente, a solução dos litígios do cidadão, cada vez mais afetado pela crise financeira pela qual passa o estado.

"Essa sede simboliza um projeto da instituição de se adequar a nossa missão. A Defensoria tem outras funções e precisa de estrutura para realizar mediações e conciliações, como prevê nossa Lei Orgânica", afirmou o defensor público-geral.

O primeiro subdefensor público-geral, Denis Praça, destacou que a sede de Laje de Muriaé é a 11a inaugurada pela DPRJ nesta gestão. Ele ressaltou a preocupação da instituição em atender a população de forma adequada.

"A gente tem a felicidade de perceber que estamos caminhando. Nossa preocupação com o serviço que estamos prestando passa também pelo bem-estar do nosso usuário. Aqui o espaço é climatizado e com acessibilidade. Tenho a convicção que a Defensoria será mais forte, prestando um serviço cada vez melhor", ressaltou.

A defensora pública de Laje do Muriaé Raquel Antonio Ramos, afirmou que a inauguração da nova sede é uma grande conquista para o povo lajense.

"É muito gratificante. As pessoas da região são as que mais necessitam. O mínimo que elas merecem é um lugar digno para serem atendidas", frisou.

Defensora da região há quase 18 anos, a coordenadora regional Valéria de Rezende Rodrigues Brum Garcia, destacou que a ampliação do espaço se justifica tendo em vista o grande número de assistidos na cidade.

"A estimativa é que 90% dos demandantes da Justiça na cidade são assistidos pela Defensoria. É uma grande conquista. Há muito tempo esperávamos uma casa da Defensoria mais ampla, mais digna para receber os nossos assistidos. É a realização de um sonho", afirmou.

Estiveram presentes à inauguração o coordenador-geral do interior, Marcelo Leão; o subsecretário de planejamento e modernização, Rodrigo Soares; o defensor público de Laje do Muriaé Marcelo Pereira Cosendey; o defensor público do núcleo de 1o atendimento, Moacyr Martins Pereira; o defensor público de classe especial, Romualdo Mendes Freitas; e os defensores públicos de Itaperuna Felipe Matos Monteiro de Castro e Alexandra Lessa.

A nova sede da DPRJ funciona na Rua Ademar Ligiero 36, no bairro Pindoba.



VOLTAR