Residente assina termo de posse, em cerimônia na Fesudeperj 

 

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro tem 108 novos residentes jurídicos. Bacharéis em Direito e advogados, eles tomaram posse no cargo nesta segunda-feira (1º), em uma cerimônia no auditório da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública. Os empossados fazem parte de um grupo de 111 pessoas nomeadas após a aprovação na primeira seleção para residência jurídica realizada pela instituição e chegam para reforçar a atuação da DPRJ nas comarcas do interior do estado. Eles entraram em exercício nesta terça-feira (2), nas comarcas das regiões 3 a 12.

– O projeto de residência jurídica foi idealizado e concretizado com todo o carinho e dedicação. Nosso objetivo é formar profissionais com maior conhecimento da realidade social dos assistidos da Defensoria Pública e dos instrumentos jurídicos disponíveis para serem utilizados em seus pleitos e defesas. Nossa instituição é uma grande escola e tudo o que aqui se aprende é fundamental para a conscientização sobre nosso lugar no mundo – afirmou, na cerimônia de posse, a corregedora-geral da DPRJ, Eliane Aina.

Na ocasião, a coordenadora da residência jurídica, Maria de Fátima Dourado, destacou a oportunidade de crescimento profissional e pessoal para os novos residentes.

– A Defensoria ensina não apenas a postular juridicamente uma demanda ou a encontrar soluções para as mais difíceis pretensões dos nossos assistidos, mas também ensina a prestar uma assessoria jurídica de qualidade e nos estimula a sermos pessoas melhores, a olhar os outros com olhos de compreensão, de empatia e de solidariedade – destacou.

A valorização, pela instituição, da estrutura dos órgãos de atuação das comarcas do interior foi o aspecto destacado pelo coordenador do interior, Marcelo Leão, na posse dos novos residentes.

– Quero reafirmar a minha alegria com a atual política institucional de valorização dos órgãos de atuação do interior do estado. É uma valorização não apenas com relação à melhoria das condições físicas dos órgãos dessas regiões, mas agora também se concretiza por meio desse primeiro concurso de residentes jurídicos exclusivamente para o interior do estado do Rio – ressalto

Também estiveram presentes na solenidade de posse o presidente da Fesudeperj, Pedro Carriello, a diretora-geral interina do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur), Adriana Britto, e o diretor-geral do Cejur, José Augusto Garcia de Sousa. No mesmo dia, pela manhã, a Defensoria ofereceu um café de boas-vindas e apresentou o programa de residência jurídica.

Após a cerimônia de posse, foi transmitida, pelo site da Defensoria, uma videoconferência para esclarecer aos defensores do interior o programa de residência jurídica.

Texto: Ana Beatriz Freitas.

Imagens: Erick Magalhães. 

Clique aqui para ver as imagens da cerimônia. 



VOLTAR