A Defensoria Pública do Rio participou do primeiro Dia das Crianças no Cantagalo promovido através do evento Conexões Humanas, na quinta-feira (15), no Hall do projeto Criança Esperança, na comunidade da Zona Sul do Rio. A ação social organizada por cinco grupos comunitários e em parceria com diversas instituições também recebeu o apoio do órgão fluminense, que ofereceu atendimento aos cidadãos presentes.

Em um estande montado especialmente para o evento, a defensora pública Maria Lucia de Pontes, atuante no Núcleo de Terras e Habitação (Nuth), e o defensor público José Almeida, do Núcleo Cível de Angra dos Reis, prestaram orientação jurídica aos moradores sobre as mais variadas matérias, como as ações de alimentos. A maioria dos casos que chegaram até eles, porém, estava relacionado ao atendimento penitenciário.

- A Defensoria Pública, como uma das principais instituições que abrem a porta da Justiça e promove a efetivação dos direitos para a população, está sempre presente em eventos como esse para facilitar ainda mais esse acesso. Prestamos informações sobre ações judiciais e sobre os direitos dos cidadãos, ou seja, sobre os direitos sociais - destacou Maria Lucia de Pontes.

Moradora do Pavão-Pavãozinho, a doméstica Marta Vieira, de 46 anos, já sabe muito bem disso. Prontamente atendida durante a festa infantil, ela vai procurar a Defensoria Pública da União, o quanto antes, para tratar de pendências relacionadas a benefício de competência do INSS.

- Quero agilizar logo isso porque estou sem trabalhar por causa de três hérnias cervicais e da artrose na coluna. Valeu a informação - agradeceu Marta, que estava acompanhada do filho, então com 7 anos.

É que ele fez 8 na sexta-feira (16) e, claro, abriu a temporada de comemorações durante a ação social, cheia de atrações para as crianças. Entre elas estava a apresentação do grupo Brincando de Papel, do Teatro Zart de Fantoches, e dos grupos Engenharia do Ser e Yoga Dance, além de uma bateria mirim.

A ação social teve ainda a atuação da ONG Arte de Viver e do Instituto da Criança, entre outras instituições parceiras.

Texto e foto: Bruno Cunha



VOLTAR