Noites de sono em claro, ausência nas comemorações com amigos(as) e família, planos em suspenso. Chegou finalmente o grande dia para a turma de 17 novas(os) servidoras(es) que tomaram posse nesta terça-feira (19) na Defensoria Pública do Estado do Rio. O tom de emoção e reconhecimento pela jornada percorrida marcou a 33ª solenidade de boas-vindas aos aprovados(as) no III Concurso Público para o quadro de apoio, realizada no auditório da sede da DPRJ. 

A defensora pública-geral do Estado do Rio de Janeiro, Patrícia Cardoso, abriu a cerimônia parabenizando as(os) empossadas(os) e destacando o papel de toda a rede de apoio que contribuiu para este momento de vitória.

— É tão bonito ver essa rede de afeto no auditório. O trabalho na Defensoria não é fácil, mas com dedicação, estudo, olho no olho, vocês irão descobrindo os caminhos. Esta nova turma conta com algumas pessoas que trazem a experiência de já terem trabalhado na Defensoria, e outras que chegam pela primeira vez. Estamos de portas abertas ao diálogo e  muito felizes com ingresso de vocês. - observou Cardoso.

A novidade na ambientação desta nova turma será a capacitação prática, que objetiva dar suporte para as atividades nos órgãos de execução:

— A capacitação prática é um projeto em andamento, que conta com a contribuição valiosa de defensores(as), tanto na gravação de vídeos quanto na elaboração de material de apoio,  e também com modelos de peças processuais, disponibilizados pela coordenação de núcleos para suporte às novas equipes. Por enquanto, foram concluídos os módulos de primeiro atendimento, formas de solução de conflitos e família. Esses módulos serão implementados a partir de agora, junto aos novos servidores/as, residentes e estagiários, explica a diretora de Capacitação do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur), Bruna Pizzari, presente na mesa de abertura.

Também estiveram no evento a assessora da corregedora-geral, Fabiana Cardinot; a secretária de Gestão de Pessoas, Denise Firemand, e o presidente da Associação das Servidoras e Servidores da Defensoria Pública (Asdperj), Leonardo Quintão. 

— O dia a dia na instituição nos traz grande responsabilidade, não apenas funcional mas social. Contamos com a garra de vocês, ressaltou Firemand,

Quintão também destacou o papel da Defensoria na sociedade:
 
— A Defensoria é como a última barreira de proteção a pessoas vulneráveis e hipervulneráveis. O trabalho aqui exige estudo, resiliência, empatia, comunicação não-violenta. Árduo mas reconfortante. A carreira evoluiu muito, também fruto das nossas lutas e conquistas. - celebra.

Veja as fotos da cerimônia!


Texto: Julia Duque Estrada

 



VOLTAR