Sábado é dia de futebol, mas desta vez o Estádio São Januário recebeu o público para uma programação diferente: a ação social ‘Cidadania Vascaína’, uma iniciativa do Club de Regatas Vasco da Gama em conjunto com a Defensoria Pública do Rio (DPRJ) e que contou com a parceria de outras instituições, que estreou no último dia 16 de março. 

Desde às 9h da manhã, a comunidade da Barreira do Vasco e arredores esteve presente para acessar serviços de saúde, orientação jurídica, capacitação profissional e assistência social. O evento registrou mais de 462 atendimentos realizados pela Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e outras quatro instituições convidadas: Centro de Referência de Assistência Social, Clínica da Família Medalhista Olímpico Maurício Silva, DETRAN e a Secretaria Municipal da Juventude. 


— Hoje foi um sucesso. O futebol é uma grande paixão nacional que aproxima as pessoas, então o público realmente compareceu aqui. E o diferencial, desde o início desse grande projeto, é que o NUDEM se fez presente enquanto núcleo especializado para orientar as mulheres que estiveram aqui — comemora Maria Matilde Alonso, coordenadora do Núcleo Especial de Defesa dos Direitos da Mulher (NUDEM) e subcoordenadora de defesa dos direitos da mulher da DPRJ. 

— A Cidadania Vascaína surgiu como uma forma de honrar o DNA social do Vasco, que traz a comunidade junto, presta serviços e pretende ser um grande agente de transformação social. Essa ação social está agendada desde o ano passado com a Defensoria Pública. Depois se juntaram a nós o DETRAN, o CRAS, a Secretaria da Juventude e a Clínica da Família também, que é muito atuante. Toda essa parceria para que as pessoas viessem até São Januário em um dia dedicado à garantia de direitos. — acrescenta Clarissa Arteiro, diretora de história e responsabilidade social do Club de Regatas Vasco da Gama.

 

Variedade de atendimentos

Ao presenciar o evento, a comunidade pôde circular por diferentes estações de serviços. A Defensoria Pública do Rio de Janeiro registrou 65 atendimentos. Os casos são referentes à orientação jurídica, divórcio, pensão, direito do consumidor e agendamento para abertura de processos.


No Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), houve 79 orientações sobre o acesso a benefícios sociais e esclarecimentos sobre a atualização do cadastro. Já a Clínica da Família Medalhista Olímpico Maurício Silva estima que cerca de 70 pessoas foram impactadas com orientações divididas em dois blocos temáticos: prevenção à dengue, COVID-19 e gripe, e a procura pelos métodos de planejamento reprodutivo. Além disso, a Clínica da Família ofereceu uma aula aberta de Biodança.

O espaço da Secretaria Municipal da Juventude também foi dividido em duas propostas. De um lado, inscrições para cursos profissionalizantes e jovem aprendiz; do outro, serviços de barbearia e trancistas gratuitamente disponíveis para a população, totalizando 87 atendimentos. A procura pelo DETRAN também foi notável, com 161 casos atendidos e grande interesse nos serviços de identificação civil. 

 

Resolvendo pendências em família
 

Da esquerda para a direita: Vitória Souza, Gislene Souza e Tuany Santos

Prestes a realizar o vestibular, a estudante Vitória Souza (17) procurou o DETRAN para emitir sua identidade. A adolescente, que deseja estudar na UERJ, esteve acompanhada pela família: Gislene Souza (54), Tuany Santos (33) e Bruna da Silva (18). Ao longo da manhã de sábado, todas aproveitaram a ação social para resolver pendências e acessar oportunidades. 

— A gente veio cuidar um pouquinho da questão do cabelo. As meninas gostam de trança, eu também gosto. E também viemos para poder ouvir a parte da Defensoria. Muita gente ainda acha que violência é normal, mas nós podemos aprender a nos proteger e repassar pros outros. No meu ponto de vista, se passou de um certo ponto e a pessoa está desconfortável, já está errado. Também vejo o medo de denunciar — reflete Tuany Santos.

— Somos quatro vascaínas doentes! (risos) Aproveitei para tirar dúvidas sobre a documentação do meu esposo e acho que vou perguntar sobre a minha certidão também. — disse a vendedora Gislene Souza.

Juntas, mãe, filha, neta e afilhada fizeram penteados antes de irem embora da ação social.

A ação Cidadania Vascaína é fruto de uma parceria entre a Defensoria Pública do Rio e o Vasco da Gama que começou em novembro de 2023, a partir de diálogos entre o setor de responsabilidade social do clube com o Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem) e a Coordenadoria de Defesa da Mulher (Comulher) com o objetivo de agir sobre a pobreza menstrual e falar sobre os direitos sexuais e reprodutivos. No mês da mulher, a iniciativa atingiu um novo patamar com a primeira edição da Ação Social Cidadania Vascaína, que priorizou o acesso da comunidade à serviços e direitos. 
 

Texto: Nathália Braga



VOLTAR