Visita ocorreu no gabinete da defensora pública-geral, na sede administrativa da instituição

 

A Defensoria Pública do Rio, recebeu, nesta sexta-feira (15), a visita institucional do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Edson Fachin, e sua chefe de gabinete, Desdêmona Arruda. No encontro, foram debatidos temas de interesse institucional. 

Durante o encontro, a defensora pública-geral, Patrícia Cardoso, ressaltou a relevância da presença do ministro na Instituição. 

— Ter o senhor em nossa casa é emocionante, ainda mais pela sua trajetória na defesa intransigente dos direitos humanos — disse a defensora. 

Cardoso também pontuou a importância da autonomia e da independência da Defensoria Pública para o fortalecimento do trabalho realizado pela Instituição. Nesse sentido, destacou a criação da Ouvidoria externa como forma de aproximação com a sociedade civil e os mais vulneráveis.

Fachin agradeceu o convite e disse que vem acompanhando o trabalho realizado pelas Defensorias no Brasil na luta pelos direitos humanos e o acesso à justiça. 

— Eu me sinto tocado pelo trabalho realizado pela Defensoria. Eu acredito que, de todos os agentes da justiça, os defensores e as defensoras são aqueles que estão mais próximos da realidade das pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social e atuam diariamente para revertê-la — ressaltou Fachin.

Participaram do encontro a corregedora-geral, Kátia Varela; o subdefensor público-geral de gestão, Marcelo Leão; a chefe de gabinete, Alessandra Bentes; a assessora parlamentar, Maria Carmen de Sá; o coordenador cível, José Augusto Garcia; bem como o coordenador do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos, André Castro; e a coordenadora e subcoordenadora de defesa criminal, Lucia Helena de Oliveira e Isabel Schprejer.

Veja as fotos aqui.

Texto: Jéssica Leal.



VOLTAR