A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro realizará, neste sábado (16/3) mutirão para atendimento a pessoas com deficiência no município de Itaguaí. A iniciativa tem como objetivo encaminhar ações judiciais e soluções extrajudiciais para pessoas com deficiência e seus responsáveis.

De acordo com o defensor público Rodrigo Pacheco, o mutirão de Itaguaí atende a uma demanda do coletivo de mães de crianças com autismo:

— O mutirão será importante para atender as necessidades jurídicas mais urgentes das famílias e, também, para obter um panorama global da situação que permita uma atuação coletiva — afirmou.

Os atendimentos serão realizados com agendamento prévio, pelo telefone (whatsapp) do 5° Núcleo de Tutela Coletiva da DPRJ: 21 96932-0056.

São esperadas cerca de 30 famílias, que no momento estão sendo cadastradas.

De acordo com a defensora Marina Lopes, coordenadora do Núcleo de Defesa da Pessoa com Deficiência da DPRJ (Nuped), serão realizados atendimentos individuais e propostas ações judiciais, quando for o caso.

Ela explica que a ideia da ação surgiu a partir de um trabalho conjunto, após a identificação de que muitas famílias buscavam a Defensoria para resolver demandas relativas aos direitos das pessoas com deficiência.

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran) também participará da iniciativa, atendendo à solicitação de emissão de documentos de identidade de pessoas assistidas pela DPRJ.

Texto: Julia Duque Estrada



VOLTAR