Imagem: Freepik
Créditos: Freepik

 

 

A dignidade menstrual será o foco de mais uma ação da Defensoria Pública do Rio de Janeiro em parceria com o Vasco da Gama. O evento, que será realizado neste sábado (16), das 9h às 15h, no estádio de São Januário, contará com orientações às mulheres sobre direitos sexuais e reprodutivos. 

Na ocasião, também será prestada assistência jurídica em várias áreas do direito, em temas como pensão alimentícia, regularização de guarda e visita, reconhecimento de paternidade, retificação de registro civil, dissolução de união estável, registro civil e demandas de baixa complexidade relativas a consumo. 

A parceria da Defensoria Pública com o Vasco da Gama nasceu em novembro de 2023, a partir de diálogos entre o setor de responsabilidade social do clube com o Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem) e a Coordenadoria de Defesa da Mulher (Comulher). Até o momento, o projeto já recebeu a doação de 5.698 unidades de absorventes e de 4.560 lenços umedecidos. 

– Vimos a carência dentro do tema de precariedade menstrual e direitos reprodutivos das mulheres trazida pela equipe do Vasco e também de acesso aos serviços da Defensoria Pública, seja por dificuldade de agendamento ou distância dos órgãos públicos. Levamos, como representantes da Defensoria, essa necessidade de conscientização sobre direitos das mulheres, em especial com esse projeto. É uma grande oportunidade de promover a igualdade menstrual e ampliar acesso aos produtos de higiene indispensáveis e dos serviços da DPRJ – ressalta Matilde Alonso, coordenadora do Nudem.

Serviço
O que: Assistência jurídica e orientações sobre os direitos das mulheres 
Local: Estádio de São Januário – São Cristóvão – entrada pelo portão 11 
Horário: das 9h às 15h



VOLTAR