O Acelerando a Escolaridade, projeto da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) que oferece educação a pessoas em situação de rua, concluiu mais uma importante etapa na busca pela melhora da qualidade do aprendizado dos seus estudantes: a entrega de óculos de grau a quem tem dificuldade de leitura. A iniciativa contou com o apadrinhamento de defensores, defensoras, servidores e servidoras, além do apoio da fornecedora de lentes Maison, e entregou, na última quarta (13), 16 óculos.

A ação foi composta por três etapas: triagem, exames oculares e entrega das armações. Na etapa de triagem, que aconteceu no dia 21 de fevereiro, de 20 pessoas, 19 apresentaram algum tipo de alteração ocular. Uma das responsáveis pelo projeto, a defensora Sara Quimas, explica como a ideia do projeto surgiu e como ele é importante na jornada de aprendizado dos alunos. 

– Os professores perceberam, durante as aulas, a dificuldade dos alunos nas leituras. Essa dificuldade afeta o desempenho dos alunos nas aulas e nas provas do Encceja ou do Enem. Por isso a importância da ação. – diz a defensora. 

Este é o segundo ano em que a ação acontece. Em 2022, 28 óculos foram entregues aos estudantes do projeto, segundo Rodrigo Aguiar, proprietário da Maison e responsável  por montar a equipe, fornecer a aparelhagem e os óculos. Na ocasião da entrega, ele recebeu um certificado de agradecimento pelo apoio durante todo o processo.

Uma das madrinhas da ação, Thainara Ramiro, servidora da COGPI, conta que ficou muito emocionada por ter tido a oportunidade de apadrinhar Karen, uma das alunas do Acelerando que é “muito carinhosa” e “dedicada aos estudos”. Enfatiza ainda o papel da Defensoria neste processo do acesso à educação.

– O óculos de grau é muito importante, pois além de corrigir a visão, inclui o estudante ativamente na sociedade, fazendo com que a pessoa possa explorar o seu máximo potencial, seja na sala de aula ou nas atividades do dia a dia. A Defensoria e o Acelerando têm a função de impactar cada vez mais a vida dos alunos. O carinho de todos os envolvidos no projeto reflete no sorriso e na gratidão desses alunos. – diz Ramiro.

Esse clima de gratidão marcou o fim do evento. O estudante Carlos Antônio disse que “é o melhor óculos que já teve na vida”. Édson Santos, também aluno do projeto, aproveitou o momento para frisar a importância do Acelerando na sua vida.

– Isso aqui pra mim é gratificante. Eu tirei tudo que eu sei daqui de dentro, graças a vocês. Com o projeto, nesses 6 anos, eu aprendi a sair da rua. E como eu saí? Voltando a estudar. – finaliza Édson.

 

Texto: Carolina Calháu



VOLTAR