Imagem: Freepik

 

O Comitê de Governança de Tecnologia da Informação da DPRJ divulgou o Plano de Investimentos em Tecnologia para o biênio 2024/2025. O planejamento envolve medidas de médio-prazo para a instituição, que permitem uma abordagem mais estruturada e sustentável para o gerenciamento de tecnologia e contam com sistemas para serem implantados, melhorias de atendimento e suporte, infraestrutura e aprimoramento de gestão documental. 

Dentre as principais diretrizes listadas no documento, o planejamento estratégico permitirá alinhar os investimentos em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) com os objetivos da Defensoria, que garantem recursos direcionados para áreas prioritárias. Além disso, vai permitir maior valor agregado e impacto positivo para a DPRJ, mesmo com restrições orçamentárias, na medida em que o foco será evitar duplicação de esforços, minimizar desperdícios e otimizar a eficiência operacional.

O planejamento também se pauta pela transparência e prestação de contas, para o público interno e externo, sobre os investimentos em TIC, facilitando o trabalho de órgãos fiscalizadores como o TCE-RJ. Há, ainda, uma gestão de riscos eficiente que permite a identificação e mitigação de riscos relacionados a vários campos, como segurança da informação, compliance com a LGPD e obsolescência tecnológica, de forma a buscar a continuidade dos serviços.

Este é o quarto Plano de Investimentos em Tecnologia da DPRJ, terceiro feito de forma bienal. De acordo com o defensor Ricardo de Mattos, secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação, a experiência acumulada é evidente. Para ele, agora é possível estabelecer metas mais realistas, claras e com orçamento condizente. 

-Pela primeira vez estamos pretendendo realizar uma revisão ao final do primeiro ano de planejamento, isto é, repassar tudo o que foi proposto para poder ratificar escolhas, traçar planos de ação corretiva onde precisar, realocar recursos. - conclui Mattos.



VOLTAR