O grupo de estudantes que por quase três meses ocupou 10 unidades da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) deixou os estabelecimentos de ensino, nesta quarta-feira (6), em cumprimento ao acordo assinado com a Defensoria Pública do Rio de Janeiro. A saída pacífica dos alunos estava prevista no Termo de Compromisso firmado pela instituição fluminense, na segunda (4), com os próprios jovens e integrantes da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado (Alerj).

O acordo atende a uma série de reivindicações dos estudantes e prevê medidas como elaborar e propor, em um prazo de até 180 dias, um estudo sobre a viabilidade de fornecimento gratuito de uniformes; cumprir a limitação máxima de 45 alunos por turma; e disponibilizar nutricionista nas unidades com mais de 500 alunos. O documento também estabelece, entre outros pontos, a solução do problema para a demora na emissão e na distribuição dos cartões de gratuidade em ônibus e a disponibilização de um canal permanente de atendimento à comunidade escolar.

— A desocupação aconteceu em cumprimento ao compromisso assumido pelos alunos, mas o movimento a favor de uma educação de qualidade persiste porque ainda devem ser acompanhados os compromissos assumidos pela Faetec e, além disso, há outros avanços ainda a serem conquistados —destacou a subcoordenadora de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cdedica) da DPRJ, Elisa Cruz.

Texto: Bruno Cunha



VOLTAR