A cidade de Macaé recebe, neste sábado (29), o projeto Pop Rua Itinerante. A iniciativa, realizada pela Defensoria do Rio por meio do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria (Nudedh), tem como objetivo levar atendimento às pessoas em situação de rua. 

Durante a ação, que prevê a busca ativa de quem vive em condições de extrema vulnerabilidade social, serão oferecidos serviços como emissão de identidade, certidão de nascimento, casamento e óbito, bem como direcionamento para conseguir benefícios governamentais. A expectativa é que mais 100 pessoas sejam atendidas. 

Esta é a primeira vez que o projeto vai à cidade da Região Norte fluminense. Os atendimentos serão realizados no Centro Pop  do Município de Macaé, localizado na rua José Bruno de Azevedo, n° 99 (ao lado do Terminal central). 

Para a defensora pública do Nudedh e idealizadora do projeto, Cristiane Xavier, um dos principais problemas enfrentados por quem vive em situação de rua é a falta de documentos, o que dificulta a inclusão dessas pessoas em políticas públicas.

- Sem certidão de nascimento e carteira de identidade, as pessoas ficam impedidas de acessar benefícios sociais como Bolsa Família, auxílio moradia, entre outros. Muitas vezes esses documentos são arrecadados indevidamente, extraviados, e isso só contribui para a invisibilidade da população que está em situação de rua - explicou a defensora.

Além da assistência jurídica oferecida pela DPRJ, as instituições parceiras e o Município de Macaé irão distribuir café da manhã, almoço, garrafas de água, e a aplicação de vacinas contra hepatite B, antitétano e a bivalente contra a Covid-19.



VOLTAR