A Defensoria Pública do Rio inaugurou, nesta quinta-feira (20), o novo espaço do Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem). O local, pensado para atender com mais conforto as assistidas que procuram o trabalho do Núcleo, está localizado no 7° andar do Edifício Athenas, na Avenida Marechal Câmara, 271.

Fortalecer o Nudem faz parte da afirmação política de gênero na instituição, compromisso da atual gestão da Defensoria Pública, sob comando de Patrícia Cardoso, primeira defensora pública-geral mulher em 70 anos de história da DPRJ.

— A Defensoria é um órgão essencialmente feminino. Um dos focos da atual gestão é realizar a política interna e externa de afirmação de gênero. A externa já realizamos com excelência há 25 anos. É preciso intensificar a interna, com as mulheres nos espaços de poder das instituições jurídicas e políticas. E um núcleo como o Nudem contribui nessa luta — afirmou Cardoso na cerimônia de inauguração do novo espaço.

Matilde Alonso, coordenadora do Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher, ressalta a importância da nova sede.

— O Nudem tem 25 anos de existência, realizando um trabalho sólido de atendimento às mulheres em situação de violência. Nossas assistidas chegam aqui fragilizadas e vulneráveis. Agora, temos um espaço maior, melhor e mais confortável para atender nossas assistidas — relata Matilde.

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputada Renata Souza, participou da inauguração e enfatizou o trabalho de acolhimento realizado pelo núcleo da DPRJ.

— O público atendido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher é feito de mulheres negras e periféricas que também precisam do apoio jurídico do Nudem. Essas mulheres vulnerabilizadas encontram na Defensoria a possibilidade de um acolhimento essencial — afirmou Souza.

O Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher está à disposição de qualquer mulher vítima de violência, atendendo, sem necessidade de agendamento, de segunda à sexta-feira, das 10h às 18h, com uma equipe multidisciplinar composta por defensoras, psicóloga, assistente social, servidoras e estagiárias.

Veja as fotos da inauguração da nova sede do Nudem aqui.


Texto: Matheus Reis
Fotos: Mariana Reduzino



VOLTAR