Pessoas imigrantes, refugiadas, apátridas e solicitantes de refúgio no Brasil serão o público-alvo de uma ação social promovida pela Defensoria Pública do Rio de Janeiro no último sábado do mês de junho (24). A iniciativa é parte do projeto Rota de Direitos, que busca estabelecer uma atuação conjunta, intersetorial e interinstitucional para o atendimento a esses grupos.

O evento acontecerá no Centro de Referência e Atendimento a Imigrantes (CRAI), localizado na Central do Brasil, das 9h às 15h. Serão oferecidos serviços de saúde, educação e assistência social e jurídica, além de apoio à documentação e regularização migratória. 
 
Gislaine Kepe, defensora pública do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da DPRJ (Nudedh), explica que o Rota de Direitos é um trabalho que nasceu na Defensoria Pública do Rio e que está sendo implementado por diversas Secretarias, municipais e estaduais, além de organizações da sociedade civil.

—  Especificamente nessa ação, atenderemos uma demanda bastante sensível, que é solicitar a reunião familiar de pessoas que saíram do Haiti e tiveram que deixar suas famílias para buscar uma possibilidade de vida aqui no Brasil. — afirma a defensora.

Entre as organizações sociais presentes no evento estão a PARES Cáritas Arquidiocesana; Mawon; Aldeias Infantis SOS; Pacto pelo Direito de Migrar (PDMIG); Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR); Organização Internacional para as Migrações (OIM); Comitê Nacional para Refugiados do Ministério da Justiça (CONARE); Venezuela Global; Cruz Vermelha do Brasil; Comissão de Direitos Humanos da OAB; Community Organized Relief Effort (CORE); Viva Rio; Comunidade da República Democrática do Congo no Brasil (CRDCB). 

Também fazem parte da ação as Secretarias Municipais de Saúde (SMS), de Assistência Social (SMAS), de Educação (SME), e de Cidadania (SECID). No âmbito estadual, haverá a presença da Secretaria de Educação (SEEDUC) e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH). 

Compõem ainda o grupo de organizações que acompanham o evento a Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro e a Cátedra Sérgio Vieira de Mello da PUC-Rio, como observadora da ação.



VOLTAR