Dona Maria de Fátima transforma embalagens usadas em vasos de planta.

 

Uma atitude simples, mas que faz a diferença. É assim que Dona Maria de Fátima, 66 anos, tem trazido mais vida para a sede administrativa da Defensoria do Rio. A auxiliar de limpeza recicla materiais que encontra no dia a dia e os transforma em pequenos vasos de planta. Os vasos são distribuídos entre salas e corredores da DPRJ no Centro da capital fluminense. 

Na Instituição há 4 anos, Maria de Fátima, começou a iniciativa com o objetivo de deixar o ambiente de trabalho mais acolhedor e agradável. Para fazer os vasos, ela reaproveita potinhos de álcool, iogurte, garrafas pet e depois deixa os arranjos nas mesas das pessoas que atuam no terceiro andar da sede, onde Maria de Fátima trabalha. 

— Eu sempre gostei muito de plantas e já fazia isso na minha casa. Um dia eu estava trabalhando, vi um potinho de iogurte no lixo e tive a ideia de reciclar e transformar em um vasinho de planta. Eu coloquei uma mudinha e deixei enfeitando a copa. As pessoas acharam bonito e aí eu comecei a fazer mais vezes, reciclando outras embalagens também —  conta Dona Maria.

De acordo com a coordenadora de Sustentabilidade da Defensoria, Camila Valls, além de estimular a criatividade na reutilização das embalagens após seu uso, a atitude de Dona Maria de Fátima também se enquadra na Política Nacional de Resíduos Sólidos, onde a ordem prioritária é a não produção, a redução do uso, o reaproveitamento e, só depois, a reciclagem dos produtos. 

— A Dona Maria entendeu o valor daqueles potinhos já que tantos recursos são necessários para sua produção e distribuição, percebendo o desperdício que seria descartá-los simplesmente. E com esta atitude, ela possibilita que outras pessoas também transformem sua percepção por meio dos vasinhos sustentáveis que ela carinhosamente cria — conclui a coordenadora.



VOLTAR