A campanha institucional permanente da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro Cidadania, eu defendo esteve no dia 8 de outubro, em Ititioca, em Niterói, na Escola Municipal Vila Costa Monteiro em preparação para uma grande ação social, que acontecerá neste sábado, 10 de outubro, das 9h às 17h, e irá atender à comunidade da região. Na ocasião, uma equipe formada por defensores públicos, funcionários de apoio e estagiários prestará serviços de emissão de ofício de gratuidade para segunda via da certidão de nascimento, casamento e óbito, inclusive de outros Estados e municípios, além de primeira certidão de nascimento, habilitação para casamento e orientação jurídica.
 
Enquanto a equipe se preparava para a ação social de sábado, a defensora pública Andréa Sena da Silveira - presidente da campanha institucional permanente - e as defensoras públicas Cristiane Xavier de Souza, Darci Burlandi e Simone Gusmão conversaram sobre direitos do cidadão com cerca de cem alunos, além de pais e professores. 
 
A professora Gilda Teresinha Mainier, diretora da escola, se disse maravilhada com a campanha da Defensoria Pública, que leva a cidadania a comunidades tão carentes, esclarecendo seus direitos.
 
A campanha permanente Cidadania, eu defendo foi lançada em 2008. O tema da campanha do ano passado foi Cidadão tem nome e sobrenome, dedicado a erradicar o sub-registro de nascimento e dar acesso à documentação básica, inclusive para pessoas que se registraram em outros estados do país. O tema deste ano é Uma família que forma cidadãos sobre os direitos e deveres no âmbito familiar e a importância da família na formação da cidadania. Entre outros assuntos, os direitos da criança, do adolescente, do idoso e do portador de necessidades especiais. 


VOLTAR