O concurso de Práticas Exitosas ocorrido na manhã desta quarta-feira, 17, durante o IX Congresso Nacional dos Defensores Públicos, premiou com Menção Honrosa os projetos realizados pelos Defensores Públicos de São Paulo, Pará e Rio de Janeiro. Neste ano o concurso recebeu 16 inscrições de práticas que garantiram uma melhor atuação das Defensorias Públicas em todo o Brasil.

O concurso premiou com Menção Honrosa o projeto \"Registro de Declaração de Posse\", dos Defensores Públicos do Núcleo de Terras e Habitação (NUTH) da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, Adriana Britto, Alexandre Fabiano Mendes, Mara de Pontes e Roberta Fraenkel.


São Paulo e Pará também tiveram projetos premiados: \"Entrevista com o réu preso por videoconferência\", realizado pelos Defensores Públicos de São Paulo, Priscila Simara Novaes, Rafael Rocha Paiva Cruz e Fabricio Bueno Viana, e \"Ação Soldado da Borracha: A Defensoria Pública resgatando a história, promovendo os direitos humanos e a cidadania plena!\", criado pelo Defensor Público do Pará, Carlos Eduardo Barros da Silva.
 

Membro da banca julgadora das práticas, a defensora pública do Rio Grande do Sul, Adriana Burguer, relatou que a exposição destes trabalhos exitosos permite a efetivação dos direitos dos cidadãos, uma vez que essas ações podem ser replicadas em todos os estados.
 

– É um momento em que os defensores podem identificar, reconhecer e valorizar as práticas dos colegas, que, de uma forma generosa vem partilhar nesse congresso as experiências que poderão ser reproduzidas. – destacou Adriana Burguer, e prosseguiu: – Nossa ideia era que essas práticas fossem prestigiadas pelos Defensores Públicos Gerais e Corregedores. Não é raro encontrarmos trabalhos muito importantes que não são valorizadas adequadamente, e que não recebem o menor apoio ou compreensão da instituição Defensoria Pública
 

Participante da banca das Práticas Exitosas, o advogado membro da Comissão Julgadora do Prêmio Innovare, Pierpaolo Cruz Bottini afirmou que as Defensorias têm feitos trabalhos criativos e inovadores na busca por soluções dos problemas dos assistidos.
 

– Acho que esse prêmio, mais que premiar, busca experiências que possam ser uma vitrine de projetos a serem replicados em todo país\", disse Bottini.
 

O Presidente da ANADEP, André Castro, disse que os Concursos de Teses e de Práticas Exitosas é um dos momentos que mais permitem interação e troca de experiências entre os Defensores. \"É um momento muito vivo da Defensoria Pública onde podemos avaliar o quanto está repercutindo na base de atuação concreta de nós Defensores Públicos\", afirmou o presidente da ANADEP.
 

O IX Congresso Nacional dos Defensores Públicos é organizado pela Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP), e Associação dos Defensores Públicos de Mato Grosso do Sul (ADEP/MS).



VOLTAR