O defensor público-geral, André Castro, empossou, na sexta-feira (4), 65 novos servidores aprovados no II Concurso para o Quadro de Apoio da Defensoria Pública. Ele ressaltou que, mesmo em meio à crise que atinge o Estado do Rio de Janeiro e o país, conseguiu empossar 185 servidores ao longo de 2015. “Esse ano foi um ano de superação sem dúvida alguma. Conseguimos dar posse ao maior número de servidores da Defensoria Pública”, disse Castro.

Do total de servidores empossados nesta sexta, 62 foram aprovados para o cargo de Técnico Superior Jurídico. Destes, 20 passaram através do sistema de cotas, além de quatro serem Pessoas com Deficiência (PCD), sendo uma delas cadeirante. Três pessoas foram empossadas para o cargo Técnico Superior Especializado (Serviço Social, Psicologia e Segurança da Informação).

Durante o discurso, Castro ressaltou que quase a totalidade dos servidores vai atuar na atividade fim da Defensoria Pública e falou sobre o público alvo da Defensoria Pública.

- Vamos estar cotidianamente lidando com as pessoas que precisam do serviço da Defensoria. Prestar esse atendimento é muito enriquecedor, mas não é algo simples e fácil. Tem que ter paciência e entender o que elas querem dizer -, disse o defensor geral, ressaltando ainda que esse foi o primeiro ano em que a Defensoria no exercício de autonomia, encaminhou sua proposta orçamentária para o Poder Legislativo.

O secretário-geral da Defensoria Pública, defensor público Denis Praça, ressaltou que muitas pessoas consideram o serviço público ineficiente. Segundo ele, esta concepção deve ser diariamente combatida com a prestação de um serviço de excelência. 

- Vocês vão lidar com uma parcela de pessoas convicta de que o serviço prestado será ineficiente. E cabe a vocês reverter isso. Destruir essa concepção de um serviço público ineficiente. A Defensoria Pública vem tendo êxito em alcançar esse relevante objetivo. Talvez esse seja o mais importante papel de vocês a partir de hoje -, disse o secretário. 

A diretora de Capacitação de Servidores e Estagiários do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur), Adriana Britto, falou sobre o curso de capacitação pelo qual os servidores passarão na próxima semana.

- Vocês terão oportunidade de conhecer a Instituição antes de ingressar definitivamente no órgão de atuação. Vamos passar um pouco do dia a dia para que vocês tenham conhecimento e cheguem ao órgão mais à vontade e conhecedores da Instituição. A programação será diversificada e contará com palestras e visitas aos órgãos -, afirmou.

A presidente da Associação dos Servidores, Thais de Andrade Rabelo, ressaltou a função da Defensoria Pública ao afirmar que os assistidos vêem na Defensoria sua última esperança em resolver os problemas.

A corregedora-geral da Defensoria Pública, Eliane Aina, também compôs a mesa de honra e deu boas-vindas aos novos servidores. Já o curso de ambientação começa na segunda-feira (7), às 9h30, na sala 1 da Fesudeperj, na sede da Instituição.

Texto e fotos: Fernanda Pizzotti 



VOLTAR