O defensor-geral do Estado, André Luis Machado de Castro, recebeu do Tribunal de Justiça do Rio a condecoração  do Colar do Mérito Judiciário como forma de reconhecimento por relevantes serviços prestados à cultura jurídica e ao Poder Judiciário. A mais alta honraria concedida a pessoas e instituições pela casa também foi entregue a outras 43 autoridades, em solenidade realizada nesta terça-feira (8) como parte das comemorações pelo Dia da Justiça.

A condecoração entregue ao defensor-geral pela corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maria Augusta Vaz Monteiro de Figueiredo, também agraciou ministros, magistrados e demais autoridades em evento conduzido pelo presidente do TJRJ, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho. 

Entre os homenageados com a honraria  estava o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, e a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Maria Isabel Diniz Gallotti Rodrigues, além do conselheiro Gustavo Tadeu Alkmin, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); do deputado federal Hugo Leal; do major-brigadeiro-do-ar  José Euclides da Silva Gonçalves; do desembargador federal Poul Erick Dyrlund; e da desembargadora Maria das Graças Paranhos, entre outras autoridades.

Para compor a mesa principal do evento foi convidado o presidente do STF (de 2010 a 2012), ministro Cesar Peluso; o sub-procurador Geral da Justiça, Ertulei Laureano Matos; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Jonas Lopes de Carvalho Júnior; o coronel Gerson,, do Comando Militar do Leste; o procurador-geral do município do Rio de Janeiro, Fernando dos Santos Dionísio; e o presidente do Tribunal de Contas do Município do Rio, Thiers Vianna Montebello.

A cerimônia também foi marcada pela interpretação de canções de MPB e do Hino Nacional pela cantora Luiza Lima, acompanhada pelo violonista Pedro Messina.

Texto: Bruno Cunha



VOLTAR