A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) realizou, nesta quinta-feira (23), aula com a primeira turma do curso de boas-vindas aos policiais militares do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis). O treinamento destina-se aos agentes interessados em atuar na segurança de 35 sedes da instituição e devido a procura – 2.636 PMs se inscreveram – foi transmitido pelo canal da DPRJ no Youtube.

A capacitação teve como temas o papel da Defensoria Pública e o perfil dos usuários dos serviços do órgão, especialmente aqueles mais vulneráveis, como os que estão em situação de rua, mulheres vítimas de violência doméstica e LGTBIs. O programa inclui também dicas sobre solução de conflitos e proteção em tempos de pandemia.

O curso foi organizado pela Defensoria e seu Centro de Estudos Jurídicos (Cejur), com o apoio da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública (FESUDEPERJ). Participaram os PMs que fazem parte do PROEIS – iniciativa que permite a homens e a mulheres da corporação, nos dias de folga, trabalho remunerado em órgãos públicos. Aulas com novas turmas estão marcadas para ocorrer nos próximos dias 30 de julho e 6 de agosto.

Palestras

A aula da primeira turma da capacitação aconteceu em dois turnos. Na parte da manhã, foram discutidos os protocolos de higiene e segurança em razão da pandemia do novo coronavírus, assim como noções básicas sobre a Defensoria Pública e seu funcionamento. Além disso, houve debate com os participantes inscritos no curso.

O programa foi aberto pela defensora Carolina Anastácio, que estava no papel de mediadora da mesa virtual, e contou com a presença do defensor público-geral Rodrigo Pacheco e da defensora Luciene Torres, que destacaram a importância da capacitação para melhor atender a população que se encontra em situação de vulnerabilidade.

Também participaram do debate os policiais militares: Coronel Douglas de Castro Camargo, Coordenador do CPROEIS, a sargenta Roberta dos Santos Libório e o cabo Elter Grauber Barboza Mathias, os dois últimos representando a Coordenação de Segurança da Defensoria Pública (COSEG). O evento contou ainda com a presença da FESUDEPERJ, Maria de Fátima Dourado, abordando o que é a Defensoria Pública e suas diversas áreas de atuação.

— Hoje é um dia muito importante para a Defensoria Pública, porque nós conseguimos entregar não só para defensores, servidores, colaboradores, mas, principalmente, para os usuários da instituição uma demanda histórica — enfatizou o defensor público-geral, Rodrigo Pacheco.

A sargenta Roberta dos Santos também ressaltou a importância da parceria entre a Defensoria e a Polícia Militar.

— É muito importante a presença dos policiais militares nos órgãos da Defensoria Pública para a promoção da segurança dos defensores, servidores, estagiários e assistidos, que estão em situação de vulnerabilidade e procuram orientação jurídica — afirmou.

A parte da tarde foi aberta pela diretora de capacitação do Cejur, Adriana Britto, e contou com palestra da defensora e coordenadora de mediação, Christiane Serra, sobre prevenção de conflitos e qualidade no atendimento.

Na ocasião, Christiane Serra ressaltou a importância do diálogo e da parceria entre os policiais militares e a instituição para que, juntos, possam prestar melhor serviço às pessoas vulneráveis – sendo a Defensoria na área de assistência jurídica, e a PM na de segurança pública.

A última palestra do dia teve a mediação do ouvidor-geral da Defensoria, Guilherme Pimentel e contou com a presença da assistente social Thalita Thome e das defensoras Maythe Gammarro e Leticia Furtado. As três palestrantes destacaram a importância da escuta e a sensibilidade na forma de abordagem em relação às pessoas vulneráveis e fragilizadas. Ao final, também aconteceu um debate no qual foram tiradas dúvidas dos participantes.

— A atuação da Defensoria Pública e da Polícia Militar treinada para evitar traumas na abordagem em prol das mulheres vítimas de violência já é de grande valia às mulheres que necessitam de proteção — destacou a defensora.



VOLTAR