A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPR) alcançou a marca de 196.361 atendimentos a distância realizados durante o período do isolamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus. Os dados são dos 110 Polos de Atendimento Remoto (PARs) e cinco Polos de Plantões Diurno Remoto (PPDRs), em funcionamento em todo o estado desde o dia 23 de março.
 
Levantamento semanal sobre atuação dos polos aponta que 26.242 usuários foram atendidos dos dias 22 e 28 de junho. O número é 6% maior se comparado a semana anterior. 

A área mais procurada foi da família, com 8.243 atendimentos, seguida por cível (4.172), execução penal (3.708), saúde pública (2.356), criminal (2.108), fazenda pública (1.236), infância (561) e violência doméstica (491). Também foram feitos 1.771 atendimentos enquadrados em assuntos não jurídicos. Neste mesmo período os 110 PARs e cinco PPDRs, requereram 510 medidas de urgência, sendo 154 delas deferidas. 

Desde que entraram em funcionamento, os PARs e PPDRs realizaram 284 atendimentos a pacientes diagnosticados ou com suspeita de terem contraído a Covid-19, que resultaram em 263 medidas de urgência.
  
Regiões com maior procura
 
Na semana passada, os núcleos especializados da Defensoria foram os que registraram maior demanda, com 3.676 atendimentos realizados. Na sequência, destacam-se os polos Regionais da Capital, com 3.373 usuários atendidos no período. 
 
Entre as regiões, a maior procura foi na 2, com 2.769 demandas atendidas nas cidades de Guapimirim, Itaboraí, Magé, Vila Inhomirim, Niterói, São Gonçalo e Alcântara, além do Juizado Fazendário da Região Oceânica.  
 
O Polo Remoto da Região 1 atendeu 2.289 casos, sendo o segundo na listagem. As cidades que compõem a região são Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Nilópolis, Nova Iguaçu, Mesquita, Queimados e São João de Meriti. 
 
A 12ª Região, por sua vez, contabilizou 1.998 atendimentos e foi a terceira mais procurada na semana passada. Os PARs dessa região atendem Campos dos Goytacazes, Italva, Cardoso Moreira, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra, além do Núcleo de Custódia de Campos.
 
Os polos de atendimento remoto e os plantões diurnos atendem via Whatsapp, celular e e-mail, sem a necessidade de deslocamento. Os contatos estão disponíveis em: https://coronavirus.rj.def.br/  

Acesse o relatório na íntegra: https://bit.ly/2ZiHNT2



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