A Ouvidoria-Geral e a Coordenação de Saúde e Tutela Coletiva da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) lançaram, nesta terça-feira (19), um canal para receber denúncias da população a respeito de problemas no sistema de saúde pública. O objetivo é que as informações contribuam para a adoção de medidas que permitam a melhoria do serviço, principalmente nesse período da pandemia do coronavírus.

As denúncias podem ser feitas anonimamente por meio de um formulário disponibilizado pela DPRJ, que pode ser acessado por meio desse link: https://bit.ly/2A1wxBD

Desde o lançamento do canal, na noite de terça, até o início da tarde desta quarta-feira (20), a DPRJ registrou 650 acessos e 13 denúncias de pacientes, profissionais de saúde e de familiares de pacientes nos municípios de Arraial do Cabo, Belford Roxo, Campos, Duque de Caxias, Araruama e Maricá.

Podem ser denunciados problemas como falta de máscaras e equipamentos de proteção individual para equipes da saúde, superlotação nas unidades de pronto atendimento e hospitais, falta de leitos e de medicamentos, dentre outros. 

Segundo explicou Guilherme Pimentel, ouvidor-geral da DPRJ, os relatos revelam, em sua maioria, problemas estruturais no sistema de saúde que se tornaram ainda mais grave com a pandemia de Covid-19.  

— O problema do sucateamento da saúde pública no Rio já era trabalhado pela Coordenação de Saúde de Tutela Coletiva da Defensoria Pública. Com a pandemia, esse problema se agravou muito, e as questões estruturais do sistema de saúde acabam dificultando o atendimento à população num momento decisivo. Devido à quantidade enorme de denúncias, principalmente das favelas e periferias, que são as áreas que mais utilizam os aparelhos públicos, decidimos lançar esse canal com o objetivo de centralizar as informações sobre os problemas encontrados nos diferentes locais do Rio de Janeiro e, assim, melhorar nossa atuação em defesa do direito da população à saúde pública — explicou o ouvidor.



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