Comunicação



08/04/2015

Defensores e parlamentares discutem Plano Plurianual e LDO na sede da DPGE

Reunidos no gabinete do Defensor Público-Geral, André Castro, líderes das principais bancadas na Assembleia Legislativa conheceram, em detalhes, na terça-feira, 7, as propostas para o Plano Plurianual da Defensoria (PPA 2016-2019), para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e para adequação da Lei Complementar 06/77, elaboradas internamente, por comissões de defensores públicos. A apresentação foi precedida de uma análise do cenário em que hoje atua a Defensoria Pública do Estado do Rio .

LEIA MAIS

07/04/2015

Defensor Público-Geral assina acordo do Pacto pela Regulação do Acesso aos Serviços de Saúde

O Defensor Público-Geral do Estado do Rio de Janeiro, André Luís Machado de Castro, participou na tarde desta terça-feira, 07, da assinatura do acordo de cooperação técnica durante o lançamento do Pacto pela Regulação do Acesso aos Serviços de Saúde – PRA SAÚDE. Representantes dos 12 órgãos de fiscalização federais, estaduais e municipais que integram a Rede de Controle da Gestão Pública no Estado do Rio de Janeiro estiveram presentes na cerimônia que aconteceu na sede do Tribunal de Contas do E

LEIA MAIS

07/04/2015

Defensor Público-Geral se reúne com presidente da OAB/RJ

O Defensor Público-Geral, André Castro, se reuniu, na segunda-feira, 6, na sede da OAB/RJ, com o presidente da seccional, Felipe Santa Cruz, para reafirmar a importância do diálogo entre a instituição e a entidade. Também participaram do encontro o assessor parlamentar da Defensoria, Francisco Messias, a presidente da Adperj, Maria Carmen de Sá, e o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (Caarj), Marcelo Oliveira.

LEIA MAIS

07/04/2015

Em visita ao Complexo do Alemão, Defensoria anuncia reforço no atendimento à comunidade local

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro vai monitorar de forma contínua a situação no Complexo do Alemão e implantar um regime de assistência permanente à comunidade. Nesta terça-feira, representantes do órgão foram verificar in loco a realidade local. Em conversa com moradores e lideranças, foram constatados diversos casos de violação de direitos humanos e atos de violência. As marcas do terror à que a população da área é submetida pôde ser comprovada em cada beco e viela percorridos. Nas fachad

LEIA MAIS

06/04/2015

Nota Pública: Defensoria Pública defende PL que acaba com revista vexatória em presídios do RJ, apesar de veto

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPGE-RJ) reitera sua posição favorável ao Projeto de Lei Nº 77 /2015, que assegura o fim das revistas vexatórias nos estabelecimentos penais do estado, que foi integralmente vetado pelo Exmo. Sr. Governador do Estado.

LEIA MAIS

01/04/2015

Nudem divulga estatística de atendimento à mulher durante caminhada no Centro do Rio

O Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública realizou 689 atendimentos nos três primeiros meses do ano. O dado foi divulgado ontem, em caminhada realizada no Centro da cidade para marcar o encerramento do Mês da Mulher e divulgar os serviços da Defensoria. Segundo estatística apresentada pela coordenadora do Núcleo, defensora pública Arlanza Rebello, 57% das vítimas são brancas, 35% possuem o ensino fundamental, a maioria é independente financeiramente.

LEIA MAIS

01/04/2015

Estagiário do Nudem concorre ao 10º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero

Há quatro meses estagiando no Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), o estudante do 5º período de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF), Hugo Gomes Ottati De Menezes, 20 anos, sentiu-se estimulado a se debruçar sobre as diferenças de gênero construídas e reproduzidas socialmente.

LEIA MAIS

31/03/2015

Defensoria participa da audiência pública da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Alerj

A coordenadora de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Defensoria Pública, Eufrásia Maria Souza das Virgens, participou, nesta terça-feira (31), da primeira Audiência Pública da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa (Alerj). A audiência tratou de violações dos direitos humanos nas unidades do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE), como má conservação dos dormitórios, condições insalubres das dependências e denúncias de agressõe

LEIA MAIS

31/03/2015

Defensores públicos prestam atendimento aos adolescentes no Santo Expedito

Defensores públicos da Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cdedica) participaram nesta segunda-feira, dia 30, das audiências de reavaliação das medidas socioeducativas aplicadas aos jovens internos no Educandário Santo Expedito, em Bangu, Zona Oeste da cidade. No dia 24 de março houve uma rebelião na unidade que abrigava 310 adolescentes, embora tivesse capacidade para apenas 221.

LEIA MAIS

31/03/2015

Defensoria Pública promove primeira palestra sobre Educação em Direitos em Santa Cruz

Na segunda-feira, 30, aconteceu em Santa Cruz a primeira palestra do projeto “Educação em Direitos” para as comunidades do Rio de Janeiro. Na ocasião, a Defensoria Pública pôde explicar aos cidadãos sobre os serviços prestados no âmbito do Direito de Família, em especial nas habilitações para casamento.

LEIA MAIS