20/06/2011

TJ publica súmula sobre papel da CDEDICA

O Tribunal de Justiça publicou súmula sobre a atuação da Defensoria Pública na curadoria especial de crianças e adolescentes, decidida pelo Órgão Especial em 4 de abril.

LEIA MAIS

16/06/2011

Abertas inscrições para III Jornada de Capacitação para Estagiários em Direito do Consumidor

Serviços Públicos e o Código de Defesa do Consumidor é o tema da a III Jornada de Capacitação para Estagiários em Direito do Consumidor, que o NUDECON, o CEJUR e a Coordenação do Estágio Forense realizam no próximo dia 1º, de 14h às 17h, no auditório do Menezes Cortes. A presença vale (3) três horas de estágio reconhecidas pela OAB. Os defensores indicarão os estagiários que irão participar da jornada.

LEIA MAIS

16/06/2011

Defensores poderão participar de visita guiada à UPP do Morro Dona Marta, em Botafogo

Em julho, a major Pricilla de Oliveira Azevedo, coordenadora de Programas Estratégicos para UPPs da Secretaria Estadual de Segurança, realizará visitas guiadas de defensores públicos ao Morro Dona Marta, em Botafogo. O calendário ainda não foi fechado, mas as visitas deverão acontecer às sextas-feiras. Os interessados em participar devem entrar em contato com a COMOV.

LEIA MAIS

16/06/2011

Biblioteca oferece novos informativos jurídicos

A assessora especial de Estudos em Direito Civil, Claudia Nogueira, conseguiu junto à Editora Juruá a doação de três assinaturas de informativos (referentes aos tribunais superiores, à matéria tributária e aos julgamentos do TJ-RJ), que já estão à disposição dos usuários da biblioteca do CEJUR. As assinaturas são retroativas ao início do ano. A mesma editora está oferecendo descontos aos defensores que desejarem assinar esses informativos por conta própria.

LEIA MAIS

16/06/2011

Defensor participa de conferência na Finlândia

O defensor público titular da 4ª Vara Cível de Petrópolis, Cléber Francisco Alves, representou o Brasil no encontro do Internacional Legal Aid Group (Grupo Internacional de Assistência Jurídica) que acontece de quarta, 15, a sexta-feira, 17, em Helsinque, na Finlândia. O evento reúne pesquisadores e autoridades de mais de 20 países para discutir os sistemas de assistência jurídica gratuita no mundo.

LEIA MAIS

16/06/2011

Curso para juízes do Mato Grosso é ministrado por defensor do Tribunal do Júri

O defensor público da 4ª Vara Criminal/Tribunal do Júri Denis Sampaio ministrou curso de capacitação para 55 magistrados em Reformas do Código de Processo Penal no Procedimento Ordinário, nesta segunda e terça-feiras, 13 e 14. As aulas foram promovidas pela Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso. Denis Sampaio é professor de Direito Processual Penal da Fesudeperj e da Emerj.

LEIA MAIS

16/06/2011

Defensoria integra Comitê Executivo de Políticas Sociais nos Territórios Pacificados

O Defensor Público Geral participou, na terça-feira, 14, no Palácio Guanabara, da instalação do Comitê Executivo de Políticas Sociais nos Territórios Pacificados (Ceps), que reúne as secretarias incumbidas de identificar necessidades dos moradores e coordenar ações nas favelas pacificadas. Além da Defensoria Pública, integram o Ceps as secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos; Educação; Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços; Saúde; Trabalho e Renda; Turismo;

LEIA MAIS

15/06/2011

Defensor Geral participa de solenidade para assinatura de convênio em favor de detentos

O Defensor Público Geral participou na sexta-feira, 10, no Palácio Guanabara, de cerimônia para assinatura de renovação de convênio entre a Cedae e a Fundação Santa Cabrini para utilização e qualificação de detentos do Estado do Rio de Janeiro em diversos setores da companhia. Cerca de dois mil apenados dos regimes aberto e semi-aberto já foram beneficiados pela iniciativa, que permite a redução de um dia de pena a cada três dias de trabalho. Graças ao convênio, os detentos podem atuar na recup

LEIA MAIS

13/06/2011

Biblioteca da sede recebe doação de 800 livros, que já estão sendo catalogados

Em breve, estarão à disposição dos defensores mais de 800 livros doados pela Editora Lumen Juris para a biblioteca localizada no 3º andar da sede. Os funcionários já deram início à catalogação das obras recém-incorporadas ao acervo, cujo valor de mercado é de cerca de R$ 25 mil. O editor João Luiz de Almeida assumiu o compromisso de doar novos livros a cada tiragem dos títulos. A Lumen Juris informou que, a curto prazo, enviará para a Defensoria outros 200 livros.

LEIA MAIS

13/06/2011

Defensores do NEAPI/NUPOND fazem palestra

O coordenador do NEAPI/NUPOND, João Henrique Vianna Rodrigues, realizou, na sexta-feira, 10, a palestra Atendimento Especializado da Pessoa Idosa e Portadora de Deficiência, sobre os aspectos multidisciplinares que envolvem o trabalho com esses assistidos, especialmente nos núcleos de bairro e no interior. Convocados, defensores públicos do último concurso lotaram o auditório do 2º andar da sede para receber orientação e tirar dúvidas.

LEIA MAIS