Alunas e alunos da décima edição do Defensores da Paz


A educação em direitos é um dos principais objetivos da atuação da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) junto à população fluminense. Nesta sexta-feira (7), a Defensoria celebrou a formatura de 44 alunos que participaram da décima edição do projeto “Defensores da Paz”, realizado em Macaé, no Norte Fluminense. O projeto leva aulas sobre diversos temas, como direito previdenciário e direitos da mulher, à diversas regiões do estado. 

A defensora pública Karen Simões, que atua na região, acredita o projeto é fundamental para a atuação da Defensoria e para a promoção do acesso à justiça e dos direitos humanos. 

—  O projeto é uma forma de multiplicar conhecimentos e ampliar as possibilidades de acesso à informações que são essenciais à vida em sociedade. Formar defensores da paz é formar cidadãos ativos na sociedade, protetores de direitos e orientadores de liberdades — afirma a defensora. 

Ao todo, foram 20 aulas que abordaram assuntos relacionados aos direitos da mulher, direitos da criança e do adolescente, discriminação e preconceitos e outros temas relacionados aos direitos humanos. A defensora ressaltou ainda o perfil variado dos alunos que participaram desta edição. O corpo discente foi composto por servidores públicos, universitários, moradores dos municípios próximos à Macaé e agricultores familiares. Para ela, a décima edição do projeto encerra-se de forma positiva. 

— Foi uma experiência muito enriquecedora e gratificante. Os alunos participaram ativamente dos debates realizados em sala de aula. Ao longo do curso os alunos produziram reflexões, tiraram dúvidas e promoveram um diálogo enriquecedor com os professores e os colegas de turma — conta.

A cerimônia de formatura aconteceu no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) em Macaé e contou com a presença do Diretor de Relações Institucionais do IFF Severino Joaquim Correia Neto; da Assistente Social do IFF de Macaé Débora Spotorno; da Secretária Adjunta de Qualificação Profissional da Prefeitura de Macaé Leandra Lopes; e da Defensora Pública e idealizadora do projeto, Daniella Vitagliano.

O Defensores da Paz é um projeto realizado pela Defensoria Pública com o apoio do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur) e da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Rio (Fesudeperj).



VOLTAR