Após ambientação, Isabela de Almeida Pinheiro começou a atuar
na Triagem Qualificada de Família da Capital

 

Os 89 novos servidores e servidoras da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro concluíram o Curso de Ambientação e Capacitação, na quinta-feira (12). Primeira etapa do exercício efetivo no cargo, o curso teve como objetivo oferecer uma visão geral da instituição, em que os servidores foram informados sobre diversos aspectos da Defensoria Pública.   

Com o término dessa primeira etapa, os novos servidores iniciam período de adaptação nos órgãos para os quais foram designados, onde exercerão suas atividades sob supervisão. Pela frente, terão ainda que cumprir capacitação para o uso do Sistema Facilitador Verde (plataforma usada na rotina do atendimento prestado aos assistidos) e do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) (plataforma onde tramitam os processos administrativos internos). 

As duas primeiras turmas para a capacitação nos sistemas Verde e SEI são direcionadas aos servidores que atuarão no interior do Estado. Uma foi treinada nesta sexta (13) e a outra será treinada na segunda (16).  Os demais servidores serão divididos em outras quatro turmas. O treinamento ocorre em sala especialmente equipada, com capacidade para quinze pessoas, na sede administrativa. 

A posse dos(as) primeiros(as) colocados(as) no III Concurso Público para o Quadro de Apoio da Defensoria Pública do Rio de Janeiro aconteceu no dia 5 de dezembro. 

 

Guilherme Cabral, Técnico Superior Jurídico, vai levar cartilhas informativas
para os assistidos do seu órgão de atuação em Macaé  

Formação e capacitação    

Técnico Superior Jurídico , designado para o Núcleo de Tutela Coletiva de Macaé, Guilherme Cabral destacou dois assuntos abordados em palestras no curso de capacitação que chamaram a sua atenção: o trabalho da equipe interdisciplinar formada por assistentes sociais e psicólogas e também a atuação dos núcleos especializados Nudiversis (Núcleo de Defesa dos Direitos Homoafetivos e Diversidade Sexual), Nucora (Núcleo Contra a Desigualdade Racial)  e Nuped (Núcleo de Atendimento à Pessoa com Deficiência):

— Eu não tinha ideia do alcance do trabalho dos núcleos especializados. As cartilhas informativas são um material de apoio muito interessante para os assistidos. Com certeza eu vou levar esse material para o meu órgão e deixar disponível para quem precisar — afirmou Guilherme.

Já Isabela de Almeida Pinheiro, Técnico Médio, designada para atuar na Triagem Qualificada de Família da Capital, que funciona no Menezes Cortes, ressaltou que o curso ajudou a criar um ambiente de companheirismo entre os novos servidores e elogiou a equipe dos recursos humanos da Defensoria pela solicitude em esclarecer todas as suas dúvidas. 

Recém-formada em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Isabela disse ainda que a missão constitucional da instituição vai ao encontro dos seus ideais de atuação profissional:

 — A Defensoria Pública é a instituição que mais me instigou a atuar no campo jurídico porque é a que está mais alinhada com o pensamento que tenho acerca do direito a serviço das pessoas hipossuficientes. 

O Curso de Capacitação de Novos Servidoras e Servidores da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro foi organizado pelo Centro de Estudos Jurídicos (Cejur) e Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), com apoio da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública (Fesudeperj).

Clique aqui e confira a programação do curso.



VOLTAR