A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) realiza, na próxima sexta-feira (6), o seminário “Justiça para Quem? Reflexões para racializar o acesso à justiça”. O evento tem o objetivo de discutir as relações entre acesso à justiça e racismo, além de refletir sobre os obstáculos para a concretização dos direitos da população negra fluminense. 

O seminário, promovido pelo Núcleo Contra a Desigualdade Social (Nucora) da DPRJ, contará com uma mesa de abertura dedicada a apresentar e discutir propostas para o fortalecimento de ações afirmativas na instituição. A mesa será composta pela 2º subdefensora pública-geral Paloma Lamego; pela coordenadora do Nucora, Lívia Casseres; pela diretora de capacitação do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur), Adriana Britto; pela diretora da Fesudeperj, Maria de Fátima Dourado; e pelo diretor executivo do Educafro, Frei David.

Além disso, haverá uma mesa de discussões sobre o papel da Defensoria Pública nos conflitos raciais que contará com a participação da advogada da organização CRIOLA, Ana Míria Carinhanha, e da Defensora Pública da União (DPU) e Coordenadora do GT de Políticas Etnorraciais da DPU, Rita Oliveira. A mesa será mediada pela assistente social da Defensoria Pública Thalita Thomé. 

Outro tema que será debatido durante o evento, o racismo institucional presente nas práticas policiais e no sistema de justiça será alvo das reflexões do coordenador de Defesa Criminal da DPRJ Emanuel Queiroz; da Diretora de Estudos e Pesquisas de Acesso à Justiça da DPRJ Carolina Haber; e do advogado criminalista Luciano Goés. Na ocasião, está previsto o lançamento de uma pesquisa, realizada pela Defensoria Pública, sobre os critérios das abordagens policiais. A mesa será mediada pela advogada Ana Carolina Lima.

No final do evento, será exibido o filme “Relatos do Front”, do cineasta Renato Martins, que será um dos participantes do debate que irá acontecer após a exibição do longa. Além do cineasta, os entrevistados no documentário Tereza Farias, Robson Liberdade e o seu roteirista Sérgio Barata irão participar do debate — que será mediado pela Diretora de Comunicação da DPRJ Débora Diniz. 

O evento “Justiça para Quem? Reflexões para racializar o acesso à justiça” é realizado com o apoio da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (Fesudeperj), do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur), da Defensoria Pública da União, da Associação de Defensoras e Defensores Públicos do Rio de Janeiro (ADPERJ) e da Rede de Juristas Negros e Negras do Rio de Janeiro. 

O evento acontece de 9h às 18h na Fesudeperj na sede da Defensoria Pública, localizada na Avenida Marechal Câmara, 314, no Centro do Rio.
 



VOLTAR