A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) realiza na quinta-feira (28) o seminário “Falar da Morte para gerar a Vida” em celebração ao Dia da Memória Trans — celebrado anualmente no dia 20 de novembro. O objetivo do evento é estimular o debate, a pesquisa e o levantamento de dados sobre a realidade de pessoas transexuais e travestis no Brasil e os altos índices de assassinatos motivados por transfobia. 

Na ocasião, além do debate com ativistas da comunidade LGBT+, serão apresentados os dados reunidos pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) sobre o número de assassinatos de pessoas trans no Brasil em 2018 e 2019 e haverá o lançamento do convênio entre a Defensoria Pública e a sociedade civil para pesquisa e levantamento de dados sobre casos de violência contra a população LGBT+ no país.

O seminário contará com a participação da coordenadora do Núcleo de Defesa da Diversidade Sexual e Direitos Homoafetivos (Nudiversis) Letícia Furtado; da Secretária de Articulação Política da Antra Bruna Benevides; da presidenta do Grupo Pela Vidda Rio Maria Eduarda Aguiar; da assessora parlamentar e coordenadora do Instituto Transformar Shelida Ayana Alessandra Ramos Makkeda; e do coordenador do Observatório da Violência contra Pessoas LGBTI na América Latina e Caribe David Alonzo.

O evento “Falar da Morte para gerar a Vida” acontece às 14h, no auditório do 2º andar da sede da Defensoria Pública, localizada na Avenida Marechal Câmara, 314, no Centro do Rio.



VOLTAR