Comitiva de defensores de países do Mercosul em visita ao Núcleo de Madureira 

 

Em visita de intercâmbio ao Brasil, comitiva de defensores de países do Mercosul esteve do Rio de Janeiro para conhecer o funcionamento e as formas de atendimento da Defensoria Pública do Estado e também atuação institucional na área criminal e na saúde.

As visitas da comitiva aconteceram nos dias 18, 19, 21 e 22 de novembro. Sempre acompanhada por um defensor público da estrutura administrativa da DPRJ, a comitiva esteve no Núcleo de Primeiro Atendimento de Família de Madureira, no Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) e na Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cdedica). 

Os defensores do Mercosul também visitaram unidade do complexo penitenciário de Bangu; acompanharam vistoria no Hospital Alberto Torres e percorreram Circuito de Favelas por Direitos.

A visita ao Núcleo de Madureira, ao Nudecon e à Cdedica foi guiada pela defensora pública Luciene Torres, coordenadora geral do Interior e da Baixada Fluminense.  Segundo a defensora, os visitantes colheram informações sobre a rotina do atendimento, levaram cópias de petições, de declaração de hipossuficiência, e cartilhas.

— Eles ficaram bastante impactados principalmente com o funcionamento do Núcleo de Defesa do Consumidor porque eles desconheciam a forma como é feito o atendimento das demandas do consumidor aqui no Brasil — disse Luciene.



VOLTAR