O Defensoria nas Ilhas, um projeto da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) que leva atendimento jurídico às regiões insulares do estado, retorna à Paraty, município da região da Costa Verde do Rio, no sábado (23). A cidade foi a primeira a receber a equipe do Defensoria nas Ilhas em 2019 e na ocasião mais de 200 cidadãos receberam assistência jurídica gratuita. 

O defensor público André Bernardes, que atua na região desde 2007, afirma que a presença da Defensoria Pública em locais mais afastados do continente são essenciais para garantir que os ilhéus em situação de vulnerabilidade social tenham orientação jurídica e acesso à justiça. 

— Este ano foi muito produtivo para o projeto. A Defensoria Pública chegou a pessoas que ainda não conheciam a instituição e cumpriu seu papel de possibilitar o acesso à justiça da população hipossuficiente e vulnerável — afirma.

Durante a ação, em razão da parceria entre a Defensoria, o Detran e o cartório da cidade, a população local poderá emitir a segunda via de certidões e a primeira e segunda via de documentos de identidade, bem como emitir ofícios de gratuidade para retirada de outras documentações.  Além disso, o projeto oferece à população orientação jurídica e a possibilidade de elaboração de petições iniciais no casos em que for necessário. A equipe do Programa DNA da Defensoria Pública também participará da ação realizando coleta de material genético para investigação de parentesco. 

Além desses serviços, o Defensoria nas Ilhas conta ainda com uma atividade voltada para o debate e a educação em direitos. Na ocasião, o defensor público André Bernardes irá mediar uma roda de conversa sobre direitos da mulher e violência de gênero.

O Defensoria nas Ilhas acontece na Avenida Roberto Silveira, no Trevo de Paraty, a partir das 9h. 



VOLTAR