Setenta e cinco crianças e adolescentes subiram, nesta quarta-feira (6), ao palco da sala Baden Powell, em Copacabana, para receber o prêmio Palavra Viva – de incentivo à leitura, escrita e cultura. O projeto é realizado pela Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ), por meio da sua Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cdedica), em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMASDH). 

Em sua quinta edição, o projeto contou com a participação de mais de 1 mil crianças e adolescentes que estão em acolhimento institucional e familiar. Para a defensora da Cdedica, Eufrásia Maria Souza das Virgens, o projeto é importante por Levar aos jovens a possibilidade de expressão sobre o que mais afeta suas vidas e, inclusive, demonstrar a sua vontade e exercício de liberdade. 

– Estimular a arte e a cultura é também estimular a participação de crianças e adolescentes no exercício do direito previsto na Convenção da ONU sobre Direitos da Criança, que é de ser ouvido e ter sua opinião considerada – afirmou a coordenadora. 

O projeto busca sempre temas atuais e que se relacionem ao cotidiano das crianças e jovens, a fim de potencializar o pensamento crítico e a criatividade. O tema desta edição foi “Se você fosse um livro, que história contaria?”. 

Entre os temas tratados nas edições anteriores destacam-se “O aniversário de 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente”, em 2015; e “Para quem você daria medalha de ouro?”, em 2016 – ano em que ocorreram as Olimpíadas do Rio. A solenidade de entrega do prêmio contou com a apresentação dos grupos artísticos Cameratas Laranjeiras, BR Ninjas e Segundo Movimento.

 



VOLTAR