A IV Jornada de Direitos Humanos para estagiárias e estagiários da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ), que aconteceu na última sexta-feira (23), divulgou os três trabalhos vencedores do prêmio Fabiano Carvalho Oliveira, que visa premiar os artigos mais inovadores produzidos pelos estagiários da DPRJ. 

A jornada, que acontece todo ano para marcar o Dia Nacional da Estagiária e do Estagiário, comemorado no dia 18 de agosto, celebrou a sua quarta edição oferecendo prêmios e brindes para aqueles que são responsáveis por muito do trabalho realizado aqui na Defensoria. 

O debate foi pautado pela pesquisa sobre o Protocolo de Prevenção e Combate à Tortura, divulgada em agosto deste ano, com dados colhidos em dois anos de audiências de custódia. Os trabalhos selecionados para receber o prêmio representam a atuação da Defensoria Pública do Rio em diversas frentes; no sistema carcerário, na defesa das mulheres e na atuação junto ao sistema socioeducativo. 

Foram 11 artigos inscritos no concurso. O terceiro lugar ficou com a estagiária Tayane Alves Borel, que atua na Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cdedica), com o trabalho “Entre a teoria e a prática no sistema socioeducativo“. Já a segunda colocada foi a estagiária Ana Vitória Lessa, que atua na DP junto a Vara da Infância, Juventude e do Idoso de Niterói, com o artigo “Meninas privadas de liberdade: os dramas enfrentados e a real efetividade de suas medidas socioeducativas”. O ganhador, que terá seu artigo publicado na Revista de Direito da Defensoria, foi o Lucas Henrique Justino de Souza, que atua no Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos e produziu o artigo “História do/no cárcere: memórias do programa monitoramento carcerário”.

 



VOLTAR