A presidente da ADPERJ, Juliana Lintz, falou sobre a
campanha #EmDefesaDelas no V Encontro
de Atuação Estratégica da DPRJ

 

O aumento dos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher tem sido visto com preocupação pela Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) e de acordo com a presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado (ADPERJ), Juliana Lintz, essa situação vendo sendo bastante observada no dia a dia de atendimentos da instituição. Chamando atenção para o problema em andamento no Estado e também no país, Juliana falou aos presentes no V Encontro de Atuação Estratégica da Defensoria, na sexta (17), sobre a campanha da Associação Nacional dos Defensores e das Defensoras (ANADEP) para 2019.

Com o nome “#Em Defesa Delas”, a iniciativa conta com diversas ações voltadas ao enfrentamento e ao debate do problema, e entre elas há mutirões de atendimento à mulher. Segundo Juliana Lintz, pesquisas mostram que a cada duas horas uma mulher é assassinada no país e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o quinto país com a maior taxa de feminicídio do mundo.

– As defensoras e os defensores vivenciam diariamente o aumento no número de atendimentos à mulher e às vítimas de diferentes tipos de violência. E por isso a campanha é fundamental nesse momento, porque nos leva a refletir e a lutar pelos direitos de quem precisa de acesso à Justiça – destacou Juliana Lintz.

A presidente da ADPERJ também convidou os defensores para o lançamento da campanha no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (22), às 10h, no auditório Nelson Carneiro, na Assembleia Legislativa (ALERJ). E falou ainda sobre a importância da participação de toda classe na 14ª edição do Congresso Nacional de Defensoras e Defensores (CONADEP), de 12 a 15 de novembro no Teatro Riachuelo, no Centro do Rio.

– O Rio de Janeiro volta a sediar o evento depois de 18 anos e isso é uma conquista para nós. Será uma edição particularmente especial porque é a primeira vez que acontecerá com a presença da Defensoria em todos os entes federativos, conforme os moldes constitucionais. O Brasil, agora, está todo pintado de verde – ressaltou Juliana.

Texto: Bruno Cunha

*Com informações da Assessoria de Comunicação da ADPERJ



VOLTAR