O Cristo Redentor ficou verde neste domingo (19)
Foto: Vitor Brugger / Divulgação

 

Iluminação com a cor símbolo da Defensoria também marca a adesão de diferentes instituições à campanha “Em Defesa Delas”

Os principais cartões postais do Rio receberam iluminação verde, na noite deste domingo (19), em razão do Dia Nacional da Defensoria Pública e em alusão à campanha nacional promovida por Defensorias de todo o país e que em 2019 chama-se "#EmDefesaDelas”. Com o objetivo principal de discutir questões relacionadas à violência contra a mulher, a iniciativa conta com a realização de diversas ações já em andamento no Estado e com a iluminação de monumentos como o Cristo Redentor, a Candelária e os Arcos da Lapa para também marcar a importância do debate por diferentes instituições e esferas de Poder.

A cor símbolo da Defensoria ainda ilumina neste domingo o Museu do Amanhã; o Museu de Arte do Rio (MAR); o Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Niterói; a Assembleia Legislativa (ALERJ); e o prédio do antigo Fórum de Nova Friburgo, na Região Serrana. Por ano, as defensorias públicas estaduais atendem cerca de 50 mil mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

Casos de violência preocupam

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que o Brasil ocupa a 5ª posição na relação dos países com a maior taxa de feminicídio do mundo e que a cada duas horas uma mulher é assassinada, sendo a maioria dos crimes praticados por companheiros ou parentes próximos.

Além disso, um levantamento realizado em 2018 pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública aponta que 12.876 mulheres são agredidas diariamente no Brasil e que 4.248 são espancadas. Voltado a denúncias de violência contra a mulher, o canal gratuito “Ligue 180” recebeu no ano passado mais de 90 mil denúncias referentes à agressão física, psicológica, sexual e moral contra mulheres, e também referentes a cárcere privado.

Texto: Bruno Cunha

*Com informações da Assessoria de Comunicação da ADPERJ

 

O Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Niterói, também iluminado.
Foto: Fernando Frazão / Divulgação

 

Em Nova Friburgo, o verde iluminou a prédio do antigo Fórum
Foto: Divulgação

 



VOLTAR