Defensoria nas Ilhas: roda de conversa para educação em direitos direcionada às mulheres

 

Mantendo o compromisso de retornar com regularidade às localidades insulares do Rio de Janeiro para proporcionar a continuidade dos atendimentos, o projeto Defensoria nas Ilhas voltou à Vila do Abraão, no último sábado (27). 

Quinta ação do projeto no local e a segunda edição do ano (a primeira foi em Paraty), a iniciativa teve novidade. Com o objetivo de agregar a educação em direitos ao projeto, foi oferecida palestra com foco nas mulheres. A roda de conversa sobre “A Lei Maria da Penha e diversas formas de violência doméstica contra a mulher” foi apresentada pela defensora pública Flávia Nascimento, coordenadora de Defesa dos Direitos da Mulher. O bate-papo sobre os direitos das mulheres aconteceu no Centro Cultural Constantino Cokotós, na Rua da Praia, e contou com a participação de servidores e moradores. 

O projeto manteve a prestação de serviços de orientação e acompanhamento jurídicos, emissão gratuita de carteira de identidade pelo Detran e serviços do cartório local (para segunda via de certidões e habilitação de casamento). No total, foram realizados 150 atendimentos.  

A Vila do Abraão é uma localidade com aproximadamente 9 mil habitantes, na paradisíaca Ilha Grande, na Costa Verde. As principais demandas locais são as relacionadas às concessionárias de serviço público, saúde, ações de alimentos, divórcio, dissolução de união estável, retificação de registro e guarda.

Para a defensora pública Izabel Izidoro, que atendeu na Vila do Abraão, a ação mostrou a existência de demandas coletivas no local.

— A gente conseguiu oferecer para a população o acesso à orientação jurídica que eles têm dificuldade para obter no centro de Angra dos Reis, em razão da questão da locomoção. Foi possível também perceber a existência de demandas coletivas para verificar a prestação de serviços públicos no local, sobretudo na área da saúde e educação — disse. 

O próximo Defensoria nas Ilhas será na Praia de Provetá, no dia 25 de maio. Estão programadas ações na Ilha de Paquetá (em 29 de junho) e para moradores das ilhas costeiras de Paraty (24 de agosto) e das ilhas de Mangaratiba (19 de outubro).  

Saiba mais na nossa página no Facebook http://twixar.me/1zcK

Veja mais fotos no Flicker http://twixar.me/1zcK



VOLTAR