A nova Sede foi inaugurada na terça-feira (16)

 

Foi inaugurada na manhã da terça-feira (16) a nova Sede da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) no Município de Cantagalo. Com um espaço maior do que o ocupado pela instituição em frente ao Fórum, a unidade localizada na Avenida Farmacêutico Rodolfo Albino 49, no Centro, tem 388,90 m² de área e nove postos de trabalho e oito de atendimento (sendo um deles no térreo para casos prioritários como os das pessoas com deficiência) para atender a população da cidade da Região Serrana onde hoje há cerca de 20 mil habitantes.

Com ambientes climatizados e sala de espera equipada com cadeiras longarinas para melhor atender ao público mensal de cerca 650 pessoas, a nova sede da DPRJ em Cantagalo conta ainda com equipamentos de Informática e uma sala de mediação voltada à resolução extrajudicial de conflitos (ou seja, para acordos visando a satisfação das partes sem a necessidade de uma ação na Justiça). Funcionando em um prédio de dois pavimentos, a DPRJ presta assistência jurídica integral e gratuita na cidade que é Comarca de Juízo Único e está localizada a aproximadamente 233,8 km do Rio de Janeiro.

– O interior é a região que mais sofre com o impacto da crise fiscal em andamento no Estado e a que mais precisa de investimentos para atender a população vulnerável. Entendemos que as pessoas residentes no interior têm menor renda e sofrem bastante com o desemprego, necessitando da Defensoria Pública para acessar o Judiciário e a Justiça – destacou o defensor-geral Rodrigo Pacheco na inauguração, que também contou com a presença da defensora aposentada Maria Nice Leite de Miranda, decana na DPRJ e primeira mulher a tomar posse na instituição.

– A inauguração da Sede de Cantagalo é um grande salto de qualidade que dá a Defensoria Pública principalmente em relação aos moradores. Além de oferecer maior conforto para servidores, defensores, estagiários e residentes jurídicos, a instituição oferece com isso mais qualidade sobretudo aos cidadãos, que merecem receber um atendimento com a dignidade de que fazem jus – observou o coordenador da Região 5, Cristian Pinheiro Barcellos.

Titular na Comarca e autor do projeto voltado à atuação extrajudicial na área da Saúde de Cantagalo que, em 2015, recebeu menção honrosa no Prêmio Innovare, o defensor público Marcelo Galliez chamou atenção para a importância da instituição colocar à disposição da população um espaço mais amplo e confortável.

– A dignidade é o principal elemento dessa inauguração e, com isso, o povo de Cantagalo ganha um acesso à Justiça mais digno. A nova Sede representa um grande avanço tanto para quem trabalha na Defensoria como para o munícipe de Cantagalo. E, com o aumento do espaço, a dinâmica de atendimentos será otimizada – ressalta Marcelo Galliez, que recebeu menção honrosa no Innovare com o projeto "Atuação Extrajudicial na Saúde Pública: Garantia de Acesso e Qualidade aos Serviços".

Estiveram presentes na inauguração a coordenadora geral da Baixada e do Interior, Luciene Torres; a presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (ADPERJ), Juliana Lintz; o procurador do Município, José Leopoldo, representando o prefeito Joaquim Augusto Carvalho de Paula; o juiz da Comarca, Márcio Barenco; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Cantagalo, Pedro Rogério da Silva Alves; e o presidente da Associação Comercial local, Elias Barbas.

Também participaram da inauguração o promotor de Justiça Nestor Goulart e os vereadores Sérgio Campanati e Ciro Fernandes, além de servidores e estagiários da DPRJ.

Texto e fotos: Bruno Cunha

O defensor-geral, Rodrigo Pacheco, falou na inauguração sobre
os investimentos da atual Administração no Interior
A nova Sede fica Avenida Farmacêutico Rodolfo Albino 49, no Centro

 



VOLTAR