Defensores de classe especial foram homenageados na sessão do Conselho superior desta sexta-feira (1/2)

 

Dispostos e renovados com a nova etapa na carreira, cinco defensores públicos promovidos para a Classe Especial nos últimos dois anos foram homenageados, na manhã desta sexta-feira (1º), em solenidade realizada em sessão extraordinária do Conselho Superior. A cerimônia ocorreu no Auditório Defensor Público Silvio Roberto Mello Moraes, no 2º andar do Edifício Sede da DPRJ. 

A homenagem foi iniciada com o pronunciamento do defensor público-geral e presidente do Conselho Superior, Rodrigo Pacheco. 

– Esse é o momento das classes se aproximarem para não haver mais divisionismo entre classe especial, classe intermediária e defensor substituto. Somos todos defensores públicos. Prestamos serviços essenciais e, por isso, devemos homenagear aqueles que atuaram 20, 25 anos, na primeira instância e que se tornaram nossa referência nesse trabalho relevante junto aos tribunais superiores. Com muito orgulho, recebemos os novos colegas da Classe Especial – declarou Pacheco.

Na instituição desde maio de 1994, Isabel Teresa Prado Maselli Zananiri iniciou nesta sexta sua nova fase na carreira, na 1ª DP junto à 13ª Câmara Cível. Ela foi a primeira defensora que recebeu a homenagem  em razão da promoção à Classe Especial. Madrinha de Isabel na cerimônia, Laura Júlia de Andrade Fotenelle destacou a dedicação da colega.

 – Isabel é uma defensora maravilhosa, muito dedicada. Espero que seja muito feliz no novo momento da carreira.

Em seguida, o defensor público Cláudio Silva Mascarenhas recebeu a homenagem. Ele foi apadrinhado pelo defensor Líbero Teixeira Júnior. Ao longo de 25 anos de carreira, Mascarenhas exerceu na instituição os cargos de subcorregedor, assessor cível e de direito público, diretor-geral de administração e finanças, subsecretário de logística e diretor do Cejur. Foi professor da Fesudeperj.

– A promoção renova o ânimo no desempenho da atividade. Parabéns aos colegas que estão sendo homenageados hoje – disse Cláudio Mascarenhas, que irá atuar em Câmara Cível.

Membro da instituição desde maio de 1994, a defensora pública Adriana Gameiro Santiago foi a terceira a receber a homenagem. Ela atua em Câmaras Cíveis desde dezembro de 2016. Sua madrinha na cerimônia foi Marcia Torres Bottany.

– Fui promovida há dois anos. Mudar de ambiente teve um impacto muito grande para mim, foi um desafio. Hoje sinto-me mais confortável. E só tenho uma palavra: gratidão – afirmou Adriana.  

Também promovida há dois anos, Juliana Bastos Lintz esteve entre as defensoras homenageadas. A presidente da Associação dos Defensores Públicos (Adperj) atualmente é titular da 1ª DP junto à 21ª Câmara Cível. Ocupa também o cargo de diretora da Região Sudeste na Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (Anadep). Na instituição desde 1994, foi promovida à Classe Especial em dezembro de 2016.

A cerimônia terminou com a homenagem à defensora pública Marília de Abreu Quaresma Leitão. Ela ingressou na Defensoria Pública do Estado do Rio em 19 de maio de 1994 e iniciou o seu exercício em órgão da DP de Vara de Família de São Gonçalo. Ela atuou em varas cíveis, tribunal do júri e varas criminais. Promovida para a Classe Especial há menos de um mês, ela inicia sua nova fase na carreira na 2ª DP junto à 4ª Câmara Criminal.
 
A defensora pública Fernanda Cristina de Moraes Campos não pode comparecer à solenidade. Na instituição desde 1994, foi promovida à Classe Especial em outubro de 2017 e atua na 1ª DP junto à 26ª Câmara Cível.



VOLTAR