Nilton Manoel Honório foi mais votado para o cargo de corregedor-geral


O defensor público Nilton Manoel Honório foi o candidato mais votado para o cargo de corregedor-geral da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. A formação da lista tríplice para a escolha do novo Corregedor aconteceu na sessão extraordinária do Conselho Superior, realizada nesta sexta-feira (1º), no auditório do 2º andar do edifício sede da DPRJ.  O Defensor Público-Geral em sequência nomeou Honório para o cargo de Corregedor Geral, cujo mandato tem duração de dois anos.

Honório concorreu com o defensor público Claudio Silva Mascarenhas Lima. Aos 69 anos, ele assumirá a chefia da Corregedoria Geral em substituição à Eliane Maria Barreiros Aina. A solenidade de posse ocorrerá na próxima terça-feira (5), às 17h, no auditório do 2º andar da sede da Defensoria Pública.

– A Eliane fez um trabalho extraordinário que incluiu a reorganização da Corregedoria – elogiou. – Pretendo dar prosseguimento ao trabalho dela.

Nilton afirmou ainda  que a Corregedoria não deve ser um órgão eminentemente punitivo, mas sim um órgão auxiliador, inclusive quanto à infraestrutura dos órgãos de atuação. Com uma trajetória de 37 anos na Defensoria Públca, acredita que a sua experiência poderá ser de grande contribuição aos colegas e à instituição.

Nilton Manoel Honório tomou posse como defensor público de 1º grau no dia 16 de novembro de 1982. Iniciou sua atuação em órgãos do interior. Sua trajetória inclui a Vara Criminal de Macaé, Vara Cível de Saquarema, Vara Cível de Magé, Núcleo de Primeiro Atendimento de Jacarepaguá, Vara Cível de São João do Meriti, Vara de Família de Duque de Caxias, Vara de Família de Nova Iguaçu e IV Vara de Família da Capital. Foi promovido à Classe Especial em outubro de 1997. Atuou na 10ª e 3ª Câmaras Cíveis. Atualmente é titular da 2ª DP da 4º Câmara Cível.  

Foi membro da diretoria da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro, ouvidor da Caixa de Assistência aos Membros da Defensoria Pública (CAMARJ) e presidente-fundador da Cooperativa da Defensoria Pública. Integra o conselho diretor da Cooperativa da Defensoria Pública e do Ministério Público (Sicoob Coomperj).



VOLTAR