Carolina Anastácio assume parte das atribuições da Coordenadoria Geral de Programas
Institucionais e anuncia a reformulação do modelo de ação social

 

A nova chefe de gabinete da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) tem hoje sobre a mesa uma lista de afazeres em constante construção. Além das tarefas de rotina comuns ao cargo agora ocupado por Carolina de Souza Crespo Anastácio, entram para a relação de atribuições da defensora novos projetos e também as funções da Coordenadoria Geral de Programas Institucionais que, no próximo biênio, serão divididas com a 2ª Subdefensoria Pública-Geral.

Com a Chefia de Gabinete fica, portanto, a Justiça Itinerante; o Juizado do Torcedor e dos Grandes Eventos; a Engenharia Legal; os Cálculos; e o Programa DNA; além da equipe multidisciplinar da DPRJ e a "ação social", suspensa para reformulação em janeiro e em breve de volta às atividades com o nome de “Defensoria em Ação”.

Segundo Carolina, trata-se de um novo modelo baseado em iniciativas temáticas que serão agendadas por meio das demandas apuradas junto à Ouvidoria, à Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC), aos núcleos especializados e aos demais órgãos de atuação em todo o Estado. 

– A Defensoria Pública vai protagonizar essas ações para atender as necessidades da população. Serão iniciativas organizadas pela DPRJ e dentro delas podemos convidar instituições parceiras – destaca Carolina.

Presidente da Fundação Escola da Defensoria (FESUDEPERJ) de julho de 2017 a dezembro de 2018, ela acenou para a continuidade do projeto “Defensoria nas Ilhas do Rio de Janeiro” (que leva os serviços da DPRJ à população litorânea); para o “Curso de Formação Defensores da Paz” (voltado à educação em Direitos); e outros projetos de igual natureza ligados à educação em Direitos e à atuação extrajudicial.

– Outra prioridade é o contato permanente com a Ouvidoria, com a Coordenação de Mediação e demais órgãos para trabalhar a questão da resolução consensual de conflitos na Defensoria – observa.

Ainda de acordo com Carolina, foi iniciado junto à equipe da Justiça Itinerante e da “Defensoria em Ação” um processo de capacitação e de formação voltado para o atendimento ao usuário.

Texto: Bruno Cunha

Foto: Jaqueline Banai



VOLTAR