Aulão do indulto lotou a sala 3 da Fesudeperj

 

O indulto foi tema de aulão gratuito promovido pela Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (Fesudeperj), na última sexta-feira (7), para estagiários e alunos candidatos do XXVI Concurso para ingresso na classe inicial da carreira na DPGE-RJ.
 

Brevemente introduzida pela presidente da Fesudeperj, Carolina Anastácio,  a aula foi ministrada pelos defensores públicos Leonardo Rosa, subcoordenador do Núcleo do Sistema Penitenciário e professor na casa; Pedro Carriello, representante da Defensoria Pública em Brasília; e Emanuel Queiroz, coordenador de defesa criminal da DPRJ. Contou também com a palestra da socióloga Amanda Evelyn, doutoranda no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

O tema foi abordado com foco na Ação Direita de Inconstitucionalidade (ADIn) que questiona a validade  do decreto de indulto editado pelo presidente da República em dezembro de 2017 (Decreto 9247/2017), parcialmente suspenso por liminar do ministro Luís Roberto Barroso.  A Defensoria Pública do Rio de Janeiro atua como amicus curiae (parte interessada) na ADIn em questão, que é movida pela Procuradoria Geral da República (PGR) e está em trâmite no Supremo Tribunal Federal.

Segundo o defensor público Leonardo Rosa, que apresentou o tema com base no direito positivo, o indulto é um dos institutos de perdão da pena de que o estado lança mão como forma de amenizar o seu próprio poder punitivo.

—  A tendência é o indulto se tornar cada vez mais restritivo — previu Rosa.

O decreto de 2017  beneficia quem cumpriu um quinto da pena em casos de crimes sem violência ou grave ameaça. A ADIn foi movida sob o argumento de que o ato presidencial perdoaria condenados por corrupção. Para o defensor Pedro Carriello, o tema ganhou relevância pela sua atualidade e requer reflexão:

— Quando você traz a ideia da moralidade para o direito, você aumenta o subjetivismo nas decisões judiciais e o governo acaba se transformando num governo de juízes. Isso é muito perigoso porque operador do direito acaba perdendo o seu porto seguro, que é a Constituição Federal e os diplomas legais.

O perdão da pena é ato privativo do presidente da República. Um dos seus efeitos é a diminuição da superlotação carcerária e a abertura de vagas no sistema penitenciário.  De acordo com o coordenador de defesa criminal da DPRJ, o Decreto 9247/2017 beneficia cerca de 47 mil pessoas presas, o que corresponde a 6% da massa carcerária brasileira. Atualmente, o Brasil possui aproximadamente 720 mil presos, sendo esta a terceira maior população carcerária do mundo.

— Essa discussão toda sobre indulto que nós estamos acompanhando é um reflexo do discurso punitivista que prepondera na sociedade brasileira — observou Emanuel. — O nosso papel é defender quem não tem voz, o mais vulnerável. Porque quando se aperta a lei penal, estoura no corpo negro e periférico, que é o corpo que a gente defende.  

 

Saiba mais:

Argumentos da Defensoria Pública pesam no julgamento do indulto

Defensoria Pública do Rio defende manutenção do indulto de Natal

Defensoria do Rio vai ao STF pela manutenção do indulto natalino



VOLTAR