A defensora Carla Beatriz (à dir.) é coautora do projeto premiado

 

A Ronda de Direitos Humanos, parceria da Defensoria Pública do Rio e da Defensoria Pública da União, foi a grande ganhadora da 15ª edição do Prêmio Innovare na categoria Defensoria O anúncio foi feito nesta quinta-feira (6), em cerimônia no Supremo Tribunal Federal, em Brasília. 

Coautora do projeto, a defensora Carla Beatriz Nunes Maia, do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos, destacou a importância do reconhecimento de uma prática voltada especificamente ao atendimento às pessoas em situação de rua.

— É fundamental darmos visibilidade à população em situação de rua e ao sofrimento que muitas vezes lhe é imposto por violadores de direitos. Só assim será possível romper o ciclo de impunidade que os protege — destacou a defensora

A Ronda de Direitos Humanos percorre as ruas do município do Rio, colhendo depoimentos e denúncias sobre violações dos direitos de quem vive ao relento, por meio de um questionário elaborado pela defensora Carla Beatriz e pelo defensor federal Renan Vinicius Sotto Mayor. A iniciativa se intensificou em 2016, quando foram realizadas as Olimpíadas do Rio.  

Estimativas indicam que hoje há cerca de 15 mil pessoas em situação de rua apenas na capital fluminense. 

A Ronda de Direitos Humanos disputou o prêmio de melhor prática na categoria Defensoria Pública com o projeto Eu quero ser ouvido, da Defensoria do Espírito e do Ministério Público Federal para a garantia dos direitos dos atingidos pelo desastre ambiental na Bacia do Rio Doce.

 


VOLTAR