O curso de Formação de Defensores da Paz foi iniciado
em Campos na quarta-feira (10)

 

Teve início em Campos, na quarta-feira (10), a sexta turma do Curso de Formação de Defensores da Paz. Em parceria com a UFF, as aulas acontecerão no auditório da universidade, na Rua José do Patrocínio 71. A aula inaugural reuniu cerca de 80 pessoas, contando com catadores, estudantes, membros da rede de proteção municipal e até com uma liderança indígena de São Fidélis, cidade da região.

A aula inaugural contou com a apresentação do grupo de teatro do Instituto Federal Fluminense (IFF) Moinho Cênico, que abordou, de forma direta e impactante, a questão do feminicídio, provocando discussões acerca de gênero, morosidade da Justiça e outros questionamentos levantados pelos alunos. 

As defensoras Daniella Vitagliano, Coordenadora-Geral de Programas Institucionais, Ana Carolina Palma de Araújo (titular da 1ª DP de São João da Barra) e o defensor Tiago Abud (titular do Núcleo de Primeiro Atendimento de família de Campos) ministraram a palestra de abertura e a primeira aula, cujo tema foi “Direitos Humanos: o que são?”, abordando desde os conceitos até a sua aplicabilidade no dia a dia, em linguagem acessível a qualquer pessoa, dada a heterogeneidade dos alunos.

Também estiveram presentes a coordenadora da região 12, Isabela Monteiro Menezes, e as defensoras Deborah Salles, Mayra Loyola, Patricia Porto e Isabel Schprejer, que discorreram sobre a importância do conhecimento dos direitos por todos, para que saibam como reivindicá-los no cotidiano.

– Mais uma vez, houve uma enorme procura pelo curso – foram 100 vagas preenchidas e temos 26 pessoas em lista de espera. Isso mostra como as pessoas estão interessadas em saber quais são os seus direitos, e o empoderamento que o curso permite é maravilhoso sob a perspectiva de ajudar o cidadão e a cidadã a serem plenos, identificando possíveis violações e tendo ciência de como, ao menos, encaminhar as questões aos órgãos competentes. É uma forma, também, de dar visibilidade à Defensoria Pública que, por incrível que pareça, ainda é desconhecida por uma parcela mais pobre da população - destacou Daniella Vitagliano.

– Falar no Curso Defensores da Paz é participar do banquete da Defensoria Pública com seu público alvo, o povo humilde do nosso Estado, empoderando as pessoas para o exercício da dignidade e da cidadania – disse Tiago Abud.

Já a defensora Ana Carolina afirma que "o curso concretiza aquilo que a Defensoria Pública é: expressão e instrumento do regime democrático. A participação dos alunos na aula inaugural sobre direitos humanos, além de emocionante, nos trouxe muitas reflexões, mas a principal delas é que o conhecimento se constrói de forma coletiva, sensível e horizontal, e que a educação em direitos é o caminho para a transformação social".

O curso é uma iniciativa da Coordenadoria-Geral de Programas Institucionais e do Núcleo de Defesa de Direitos Humanos, com apoio do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur) e da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Rio (Fesudeperj). As aulas acontecerão semanalmente, às quartas-feiras, das 18h às 22h, e até o dia 12 de dezembro. As inscrições estão suspensas, pois já foi atingido o total de vagas disponíveis para esta edição (100). No entanto, eventuais interessados em uma segunda edição na cidade podem enviar e-mails para projetodefensoresdapaz@gmail.com, indicando no título "Interesse para nova turma em Campos", não havendo, contudo, previsão de data.

O curso é possível a partir dos esforços dos defensores e das defensoras envolvidos(as), que atuam no projeto de forma voluntária, bem como em razão das parcerias fixadas, que permitem obter a cessão gratuita dos espaços para que as aulas sejam ministradas. O material sobre os temas discutidos é digital e é enviado por email para todos os participantes, que recebem, no início do curso, uma pasta com um bloco de anotações, uma caneta e a programação das aulas.

Ao final, os participantes que obtiverem 70% de frequência, recebem um certificado de conclusão, um crachá e material de apoio – cartilhas da Defensoria e de instituições parceiras – para atuarem em suas localidades. Além de Campos, o curso está sendo oferecido também em Macaé e em Duque de Caxias.

A aula inaugural contou com a apresentação do grupo de teatro
Moinho Cênico, do Instituto Federal Fluminense (IFF) 

 



VOLTAR