Só no primeiro semestre de 2018, 198 casais se divorciaram de forma consensual

 

Mais de 500 casais se divorciaram nos Mutirões promovidos pela Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. Em 18 meses de existência do projeto, que é realizado em convênio com a ssociação dos Notários e Registradores do Rio de Janeiro (Anoreg-RJ), 502 divórcios extrajudiciais foram concluídos. Só no primeiro semestre desse ano, foram realizados 198.

Os Mutirões do Divórcio são realizados pelo menos uma vez por mês na sede da Anoreg-RJ, no Centro do Rio. A inciativa surgiu em fevereiro de 2017 e, logo de primeira, atendeu 16 casais. Um ano após o lançamento, o Mutirão contabilizou 350 divórcios. Só no primeiro semestre de 2018, 198 foram solucionados, diferente do ano anterior, que contou com 156 pedidos. A iniciativa teve a participação de mais de 10 cartórios de notas desde seu surgimento. –

– O divórcio judicial ocorre geralmente quando há litigio, quando uma das partes não está de acordo. Além de demorar muito por causa da tramitação cartorária, ele afoga o Poder Judiciário. Os mutirões possibilitam os assistidos a fazerem o divórcio extrajudicial porque são de baixa complexidade e já existe um consenso entre os cônjuges sobre alimentos, guarda de filhos e partilha de bens, se tornando a opção mais rápida e prática – explicou a subcoordenadora da Coordenadoria Cível da Defensoria, Luciana Telles.

O procedimento é iniciado no Núcleo de Primeiro Atendimento da Defensoria mais próximo de onde os interessados residem. Assim como para todos os serviços prestados pela instituição, o casal precisa atender ao perfil de assistido para, assim, ter direito à gratuidade. As partes devem estar de acordo com o divórcio, definir sobre partilha de bens, se houver, e não ter filhos menores.

Cônjuges que desejam se divorciar consensualmente podem procurar o Núcleo de Atendimento da Defensoria Pública ou agendar atendimento através da Central de Atendimento ao Cidadão (129).

Texto: Marcelle Bappersi

 



VOLTAR