Em sessão extraordinária realizada nesta quinta-feira (21), o Conselho Superior da Defensoria Pública definiu os nomes das defensoras e defensores que vão integrar a banca examinadora do XXVI Concurso para Ingresso na Carreira Inicial da DPRJ. Essa é a segunda vez que os nomes dos examinadores do certame passam pelo crivo dos conselheiros.

Cada uma das três bancas – Direitos Civil, Penal e Público – será formada por quatro defensores públicos titulares e dois suplentes. A exceção será apenas para a banca de Direito Penal, que contará com a participação da advogada Fernanda Prates, como representante da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Rio. O nome dela, contudo, também foi submetido e aprovado pelo Conselho Superior.

Ao todo, 21 membros da DPRJ se candidataram a uma vaga na banca examinadora. Para a Banca de Direito Civil, foram escolhidos como titulares os defensores Arnaldo Goldemberg e Rafael Renner, assim como as defensoras Patrícia Cardoso e Luciene Torres. Já para a Banca de Direito Penal, foram eleitos, além da advogada Fernanda Prates, os defensores Denis Sampaio e as defensoras Katia Varela Mello e Ana Lúcia Tavares Ferreira. Para a banca de Direito Público, por sua vez, foram aprovados o defensor Rodrigo Azambuja e as defensoras Eufrásia Maria Souza das Virgens, Ana Flavia Szchumazer e Renata Tavares.

Com relação às vagas de suplentes, foram designados, para a Banca Cível, a defensora Maria de Fátima Dourado e o defensor André Bernardes. Já a Banca Penal contará com os defensores Rodrigo Duque e José Danilo Lobato. A Banca de Direito Público, por sua vez, terá a participação das defensoras Thaísa Guerreiro e Maria Júlia Miranda.

O resultado da votação acompanhou o voto do 2º subdefensor público-geral do Estado, Rodrigo Pacheco, coordenador do concurso e relator da matéria. No voto, o relator explicou que adotou como critérios para a escolha a importância de se incluir um defensor de classe especial em cada uma das bancas, contemplar a igualdade de gênero e valorizar a participação institucional e a dedicação exclusiva dos defensores – e não apenas a carreira acadêmica dos candidatos.

Participaram da sessão o presidente do Conselho e defensor público-geral, André Castro; o 1º subdefensor, Denis Praça; a corregedora-geral, Eliane Aina; e os conselheiros classistas Marina Lopes, Ana Rita Albuquerque, Leticia Furtado, Samantha de Abreu Alves Castro, João Helvécio de Carvalho e Rômulo Souza de Araújo. Além do 2º subdefensor e também membro do Conselho Rodrigo Pacheco, também estiveram na sessão *o representante da Associação dos Defensores Públicos do Rio de Janeiro (Adperj), Luís Felipe Drummond*, e os subcoordenadores do concurso Julia Figueiredo e Alexandre Romo, que acompanharam a votação.



VOLTAR