Os projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional que podem responsabilizar penalmente os movimentos sociais de luta pela moradia serão debatidos do seminário “A quem serve a Constituição? Medidas de Exceção, Criminalização dos Movimentos Sociais e Direito de Resistência”, que a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro realizará na segunda-feira 25 de junho, a partir das 9h30, em sua sede, no Centro –  Avenida Marechal Câmara, 314, auditório do 2º andar.

O Seminário terá palestras de especialistas e contará com a participação dos deputados Alessandro Molon (PSB), Glauber Braga (PSOL), Jandira Feghali (PCdoB) e Wadih Damous (PT). Também participarão do evento, na mesa de abertura, representantes do Movimento Sem Terra (MST), Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), União Moradia Popular (UMP/RJ), Central de Movimentos Populares (CMP), Associação Livre por Moradia (Almor) e Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB).

Segundo a defensora Maria Júlia Miranda, coordenadora do Núcleo de Terras e Habitações (Nuth) da Defensoria Pública, o seminário tem como objetivo debater as consequências dos projetos de lei em tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal que, se forem aprovados, vão criminalizar os movimentos sociais que têm como foco as ocupações urbanas e rurais. 

A defensora lembrou que as ocupações urbanas e rurais são alternativas à ausência de política habitacional e de reforma agrária, acontecem sem violência e se destinam a demonstrar que os imóveis estão abandonados – portanto, sem função social. 

– O seminário começou a ser organizado antes da queda do Edificio Wilton Paes de Almeida, em São Paulo. Com o acontecimento, passamos a assistir o aumento dos discursos voltados para a criminalização dos movimentos e para a culpabilização dos ocupantes dos imóveis ociosos por eventuais tragédias, sem atentar para a realidade nacional marcada pelo empobrecimento da população, déficit habitacional e inexistência de política habitacional nas três esferas de Poder – explicou a defensora. 

O evento é aberto ao público. Não há necessidade de inscrição prévia. A participação de estudantes de Direito conta horas para fins de estágio. 

Serviço

O que: “A quem serve a Constituição? Medidas de Exceção, Criminalização dos Movimentos Sociais e Direito de Resistência”

Quando: Segunda-feira, 25 de junho. 

Horário: 9h30 às 16h. 

Onde: Sede da DPRJ – Avenida Marechal Câmara, 314, auditório do 2º andar.



VOLTAR