Defensoria nas Ilhas do Rio já realizou quase mil atendimentos
 

 

Já estão programadas as ações mensais que o projeto Defensoria nas Ilhas do Rio vai promover até o mês de novembro. Idealizado pelo defensor público André Bernardes com o objetivo de levar os serviços da Defensoria Pública para próximo do ilhéu, o projeto teve início em 2017 e já contabiliza um total de 953 atendimentos em cinco ações.    

— É muito gratificante ver esse projeto de vento em popa. Até agora foram, no total, quase mil atendimentos de pessoas que não chegariam até nós pelo método convencional, sendo que muitos desses assistidos sequer conheciam a Defensoria Pública. Espero que o projeto alcance outras ilhas pelo Estado do Rio de Janeiro, levando a cidadania onde for necessário — afirma o André Bernardes.

A ação mais recente do projeto aconteceu no sábado (14), na Praia de Matariz, e foi direcionada aos moradores das praias do Bananal, Sítio Forte, Passa Terra, Ubatubinha, Itapera, Maguariquessaba e da própria Matariz, todas na Ilha Grande. No total, foram 200 atendimentos.

A ação contou com os serviços do Ministério do Trabalho; do Detran e do cartório do 1º Registro Civil de Pessoas Naturais de Angra dos Reis. Foram oferecidas orientações jurídicas, habilitação gratuita para casamento, realização de exame gratuito de DNA, e emissão de ofícios de gratuidade para a primeira e segunda via de documentos.

O Defensoria nas Ilhas foi lançado no dia 16 de setembro de 2017, na Vila do Abraão, quando foram realizados 300 atendimentos. A segunda, em 28 de outubro, foi um retorno à Abraão, com 236 atendimentos e a terceira aconteceu na Praia do Provetá, com 142 pessoas atendidas, no dia dois de dezembro.  Este ano, o projeto foi retomado no dia três de março, na Praia de Araçatiba, com 75 atendimentos. Já estão programadas as ações que serão realizadas uma vez por mês, até novembro de 2018. 

Confira as próximas ações que o projeto Defensoria nas Ilhas do Rio vai realizar em Angra dos Reis este ano:

Praia do Provetá, 26 de maio;
Praia do Abraão, 30 de junho;
Praia do Abraão, 4 de agosto;
Praia de Araçatiba,  1º de setembro;
Praia de Matariz, 6 de outubro;
Ilha da Gipóia, 10 de novembro.



VOLTAR