Mais de trezentas pessoas foram atendidas na terceira ação por vagas em creche 

 

No último sábado, dia 3 de fevereiro, aconteceu o terceiro mutirão por vagas em creches e pré-escolas realizado pela Defensoria Pública. A ação foi realizada no Núcleo de Primeiro Atendimento de Jacarepaguá e resultou em 317 pedidos à justiça. Como resultado dos três sábados seguidos de mutirão, a DPRJ entrou com mais de 800 pedidos de vagas.

As ações anteriores ocorreram nos sábados 20 e 27 de janeiro, nos núcleos de Jaracepaguá e Santa Cruz, respectivamente. O próximo mutirão voltará a ser realizado no núcleo de Primeiro Atendimento de Santa Cruz, no dia 17 de fevereiro.  

A iniciativa decorre do aumento no número de mães e pais que buscam a Defensoria Pública porque não conseguem matricular seus filhos nas creches e pré-escolas do Rio. O Núcleo de Primeiro Atendimento de Jacarepaguá, por exemplo, registra cerca de 50 atendimentos sobre o tema por dia. Levantamento do próprio município aponta que o déficit de vagas nas creches e pré-escolas atinge cerca de 34 mil crianças.  
 
Na Defensoria, o procedimento adotado é entrar com um pedido à Justiça, em nome dos responsáveis, para o cumprimento da sentença judicial que, desde 2009, determina a matrícula de todas as crianças na fila de espera por uma vaga. Além desta decisão, há também uma liminar obtida pela DPRJ em 2016 que determina não só a matrícula como também a construção de novas creches e pré-escolas para suprir o déficit de vagas.

O atendimento, no dias úteis, pode ser agendado por meio do portal da Defensoria Pública ou através do número de telefone 129.  



VOLTAR