Provas contra os agentes se mostraram inconsistentes

 

 

A atuação da Defensoria Pública do Rio de Janeiro garantiu a cerca de 15 policiais militares o direito de continuar respondendo aos processos em prisão domiciliar. O grupo foi encaminhado para o novo regime após ser ouvido nas audiências realizadas nesta segunda e terça-feira (18 e 19), pela Auditoria Militar – órgão da Justiça responsável por julgar militares. O defensor público Thiago Belotti, que atua no caso, explicou que as provas contra os agentes se mostraram inconsistentes.

Os policias integram um grupo com quase cem policiais do 7º Batalhão da Polícia Militar, em São Gonçalo, presos na operação Calabar, em junho deste ano. Eles são acusados de organização criminosa e corrupção para evitar incursões da Polícia nas favelas da região. As investigações tiveram início com a delação de um homem acusado por associação ao tráfico de drogas e porte de armas.

Belotti explicou que os policiais estavam presos preventivamente há seis meses – período que durou a instrução do processo, com a coleta de depoimentos e produção de provas. Segundo o defensor, o material obtido não comprovou o envolvimento dos agentes com os crimes denunciados.

De acordo com Belotti, o que houve foi uma espetacularização do caso, inclusive com a divulgação sem autorização, pelas autoridades responsáveis pela investigação, de escutas telefônicas dos policiais de períodos não correspondente ao da denúncia. 

– Houve uma espetacularização do processo, com a divulgação de supostas gravações que não dizem respeito ao período da denúncia. Essa estratégia visa justamente a constranger qualquer decisão favorável à defesa – afirmou.

Pela decisão obtida pela Defensoria favorável a prisão domiciliar, os policiais deverão permanecer em casa por tempo integral. Saídas da residência somente poderão ocorrer com autorização ou por determinação da Justiça. A decisão descarta qualquer possibilidade de destruição de provas ou de contato com testemunhas pelos agentes, enquanto estiverem em prisão domiciliar.



VOLTAR