Curso Defensores da Paz forma 45 líderes comunitários em Belford Roxo

 

A última aula do Curso de Formação de Defensores da Paz, na Casa de Cultura do município de Belford Roxo, foi realizada no sábado (16), fomando 45 líderes comunitários. O curso faz parte do programa de educação em direitos que a Defensoria Pública do Rio de Janeiro vem desenvolvendo. Formaram-se os alunos que tiveram ao menos 70% de frequência nas 20 aulas ministradas por defensores públicos, colaboradores de organizações de direitos humanos e profissionais de diversas áreas relacionadas aos temas dos encontros semanais.

O programa foi desenvolvido pela Coordenadoria Geral de Programas Institucionais e pelo Núcleo de Direitos Humanos, com a chancela do Ministério de Direitos Humanos, que celebrou termo de cooperação com a Defensoria Pública para a capacitação. As aulas versam sobre o conceito de direitos humanos, educação em direitos, direitos de crianças e adolescentes, saúde, moradia, tortura e tratamentos degradantes, associações, entre outros.

Defensora Daniella Vitagliano anuncia
que o próximo curso será em Volta Redonda

 

— A primeira turma foi realizada com os moradores do Complexo do Alemão e da Penha, e agora chegamos ao fim de mais uma capacitação na Baixada. Foram vinte sábados de intensas discussões sobre variados temas de direitos humanos, envolvendo rodas de conversas, cine-debate, música e outras formas de mostrar que a educação é o caminho para diminuir a segregação e empoderar as pessoas quanto ao conhecimento e exercício de seus direitos. Ao término da última aula, foi muito gratificante ouvir dos alunos que o curso mudou a vida deles, e que agora têm condições de melhor aconselhar, mediar e encaminhar as pessoas que os procuram, na qualidade de líderes comunitários, para os órgãos responsáveis pela solução daqueles problemas que lhes são apresentados. O próximo curso será em Volta Redonda, em uma parceria com a UFF, e terá início em março. Faremos, ainda no primeiro semestre de 2018, outra turma na Baixada para a população de Jardim Gramacho — afirma a Coordenadora Geral de Programas Institucionais, Daniella Vitagliano.

Já o Defensor Público Fábio Amado, coordenador do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos, ressaltou que a conclusão do curso é resultado do compromisso da Defensoria com a sua missão institucional de promover a educação em direitos:   

 — A conclusão exitosa do Curso Defensores da Paz na Baixada Fluminense é resultado do compromisso efetivo da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro no cumprimento da sua função institucional de promover a difusão e a conscientização dos direitos humanos e da cidadania. Em parceria com o Centro de Direitos Humanos de Nova Iguaçu e a Secretaria de Cultura de Belford Roxo, esse importante programa institucional buscou fortalecer uma cultura de respeito e vivência de valores universalmente reconhecidos. Algumas participantes na última aula, em lágrimas, disseram que o Curso mudou a vida delas. Esse relato é fonte de satisfação profissional, estímulo para a realização das futuras edições e prova do caráter emancipatório da educação em direitos.

 



VOLTAR