O lançamento do Acelerando a Escolaridade, em abril

 

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) realiza, nesta quinta-feira (14), a formatura dos alunos da primeira edição do projeto Acelerando a Escolaridade, que leva pessoas em situação de rua para a sala de aula. Das mais de 100 que passaram pela iniciativa ao longo do ano, 38 tiveram frequência registrada até dezembro e por isso receberão o certificado de conclusão do curso na solenidade, a ser realizada, às 15h, na Fundação Escola da Defensoria (Fesudeperj).

Na ocasião também serão apresentadas redações pelos alunos com base nos conhecimentos adquiridos ao longo do projeto, que oferece aulas de Português, Matemática, História e Geografia. Além disso, também foram proferidas palestras de Literatura no curso, que é informal, não possui registro no Ministério da Educação (MEC) e tem a volta às aulas previstas já para fevereiro de 2018.

– O projeto tem como objetivo divulgar noções de cidadania, de saúde pública, a alfabetização e estimular o retorno à escolaridade, permitindo aos alunos o reconhecimento de si próprios como sujeitos de direitos – destaca a defensora pública aposentada Sara Quimas, idealizadora da iniciativa e também aluna de Letras (Português/Literatura) na Universidade Veiga de Almeida.

Lançado em abril com a parceria da prefeitura, o Acelerando a Escolaridade conta com aulas ministradas por professores voluntários, ficando a Alfabetização com Sara Quimas, a Língua Portuguesa com a pedagoga Ana Lucia Ometto e a professora Fátima Galvão Ventura; Matemática com o contador Marcelo de Brito Simões; Geografia com o cabo da Polícia Militar Elter Matias; História com o sargento do Exército Bruno Branci e com Maria Helena Castro Azevedo, professora aposentada e licenciada na matéria; e Literatura com Sandra Guimarães, da Pontifícia Universidade Católica (PUC). 

O projeto também contou com a realização de passeios culturais para os seguintes lugares: Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista; Associação Brasileira de Letras; Museu do Amanhã; Planetário da Gávea; Centro Cultural Banco do Brasil e ao teatro para a peça “Diário de Bitita.” 

Ainda foram apresentadas palestras sobre temas como estrutura do estado, a importância do direito ao voto, os direitos da população em situação de rua, benefícios previdenciários e saúde pública, entre outras.

Os alunos aprovaram a iniciativa: 

– Aqui aprendi que só estudando vou conseguir um lugar na sociedade, vou conseguir a dignidade de viver sem discriminação – observa William de Souza que é aluno do projeto há quatro meses e, aos 39 anos, cursa supletivo e também pensa em iniciar os estudos na faculdade de Direito.

– Estou aprendendo a ler e isso me deixa muito feliz – completa a aluna Cibele Silva, de 50 anos.

 

Serviço:

Evento: Formatura dos alunos do projeto Acelerando a Escolaridade.

Data: 14/12/2017

Hora: 15h.

Local: Auditório da Fundação Escola da Defensoria Pública – Fesudeperj (Avenida Marechal Câmara 314, 4º andar, no Centro do Rio).

Texto: Bruno Cunha

Foto: Erick Magalhães



VOLTAR